Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Seis semanas de festa com muitas novidades para celebrar o São João

As Festas do São João do Porto 2016 arrancam na passada sexta-feira com a classificativa do Vodafone Rally de Portugal na Avenida dos Aliados. Prolongam-se por seis semanas com cerca de 300 iniciativas e terminam com um concerto dos GNR também nos Aliados.

A Câmara do Porto apresentou esta segunda-feira, na Quinta da Bonjóia, em Campanhã, o programa oficial das Festas de São João, que vão decorrer de 20 de Maio até 26 de Junho.

"Faremos o melhor S. João de sempre. Nós queremos qualificar e fazer o melhor S. João de sempre, porque não existe S. João como o do Porto", declarou hoje o administrador executivo da empresa municipal Porto Lazer, Nuno Lemos.

No programa deste ano destaca-se a expansão das celebrações das Festas de S. João para a zona oriental da cidade, onde o palco principal vai ser Campanhã, com divertimentos e uma série de espectáculos ao vivo e gratuitos na Estação de Recolha dos STCP de São Roque.

"Dissemos que este ano íamos continuar a expandir o S. João. A Estação de Recolha dos STCP tem óptimas condições para isso", explicou o presidente da Câmara do Porto, acrescentando que serão mantidos os outros palcos, "onde o São João tem sucesso".


Os festejos prolongam-se até dia 26 de Junho, com a banda portuguesa GNR a subir na noite de 25 de Junho, pela meia-noite, ao palco na Avenida dos Aliados em conjunto com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, para um concerto que juntará 35 anos de canções de um dos mais emblemáticos grupos musicais da cidade do Porto.

"O São João inclui também a festa de compartilhar convosco um espectáculo que ainda não tinha sido feito na cidade do Porto. Seremos 120 GNR's em palco!", disse Rui Reininho, vocalista da banda, também presente na apresentação da programação.

"Uma Festa única, numa cidade única" é a promessa da programação desenvolvida pelo Município e que, este ano, se revelará de múltiplas formas, cruzando a tradição desta festa secular e das suas referências mais populares com novas e inusitadas propostas de animação e intervenção no espaço público. O investimento total do Município é da ordem dos 450 mil euros.

Mais palcos e novos conteúdos

Dando seguimento à estratégia de alargar os festejos de São João a toda a cidade, nomeadamente aos seus locais mais tradicionais e emblemáticos, como aconteceu com a Rotunda da Boavista em 2014 ou com as Fontainhas em 2015, a zona Oriental da cidade terá este ano um novo e privilegiado palco em Campanhã, com divertimentos e uma série de espectáculos ao vivo. Este novo ponto de animação estará localizado na Estação de Recolha dos STCP de S. Roque.

Recuperando memórias, honrando tradições, mas inovando também na sua programação, as Festas de São João do Porto vão, igualmente, alargar o seu âmbito a novas disciplinas artísticas, por exemplo, com a estreia de um Festival de Circo nos Jardins do Palácio de Cristal (19 de Maio a 24 de Junho) que trará ao Porto alguns dos mais hábeis e virtuosos representantes das artes circenses, em mais de 15 espectáculos abertos ao público.

Por outro lado, alguns dos mais populares símbolos da festa maior da cidade, como as cascatas, os moinhos de água ou os martelinhos de São João, inspirarão três novos projectos artísticos integrados no Programa de Arte Urbana do Porto: "Sunweel", uma instalação interactiva do colectivo Morada Vaga, pensada para o espelho de água da placa superior dos Aliados; "GIRA", a proposta vencedora do concurso de Martelinhos de São João'16, na categoria "Intervenção em Espaço Público", a descobrir no Largo de S. Domingos, entre 10 e 26 de Junho; e "Lasers de São João", uma instalação imersiva, localizada na Praça General Humberto Delgado, que convidará o público a antecipar a experiência de uma noite de São João no Porto.



Agregando mais de 300 eventos, entre bailes e desfiles, rusgas e arruadas, corridas e regatas, concertos e festivais de música, mas também muita animação de rua, divertimentos e actividades para crianças, o programa das Festas de São João do Porto incluirá, entre outras novidades, a classificativa espectáculo do Rally de Portugal (20 de Maio), a primeira edição do Porto Beer Fest (16 a 19 de Junho, nos Jardins do Palácio de Cristal), o Up Street - Marcado de Arte Urbana (17 a 19 de Junho, no Pavilhão Rosa Mota), assim como o regresso dos Estádios do Euro (Praça D. João I e Edifício Transparente), num convite para todos os que queiram fazer parte da atmosfera de festa que se vai viver durante o Europeu de Futebol 2016.

De regresso estão, também, os Concertos na Avenida, para que todos possam celebrar o São João ao som de grandes bandas. Este ano, caberá aos Xutos & Pontapés, a maior banda de rock português, marcar o ritmo da noite mais longa e festiva do ano, subindo ao palco dos Aliados logo após o final do tradicional espectáculo de fogo-de-artifício, que será lançado no rio Douro, junto à Ponte Luiz I.

No feriado de 24 de Junho, será a vez da Banda Sinfónica Portuguesa revisitar os êxitos de algumas das mais famosas bandas, como os Beatles, os Queen ou os Scorpions. Finalmente, na noite de 25 de Junho, a proposta passa por um singular concerto que juntará no mesmo palco os GNR de Rui Reininho e a secular Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Neste mesmo dia, outro ponto alto da programação, será a realização das Rusgas de São João, com início às 20,30 horas, na Praça da Batalha e final na Praça General Humberto Delgado.

As crianças são o público especialmente escolhido para a segunda semana dos festejos do S. João do Porto, onde entre 25 de Maio e 1 de Junho (Dia da Criança), vai haver a Festa da Criança nos Jardins do palácio de Cristal (28 de Maio-01 de Junho) e o Mini Nos Primavera Sound, a 29 de Maio, entre as 14 e as 20 horas, no Parque da Cidade.

0 comentários: