Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Novas rotas da TAP pelo Porto: um serviço público não é uma prenda de Natal

20-12-2017

O anúncio de novas rotas da TAP a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sobretudo a reposição de rotas que tinham sido canceladas, deixa o presidente da Câmara do Porto "naturalmente satisfeito", mas convém esclarecer: a notícia não pode ser considerada uma prenda de Natal para a cidade e a região. 

Em encontro com os jornalistas para falar da Taxa Municipal Turística, Rui Moreira foi confrontado com as recentes declarações do presidente executivo da TAP. Fernando Pinto considerou como "um presente para a população do Porto" e "uma prenda de Natal" o anúncio de quatro novos voos da companhia para a região a partir de 2018 (Barcelona e Milão, duas rotas canceladas em 2016, Londres e Ponta Delgada).

Sobre isto, o autarca sublinhou que o presidente da TAP deveria explicar se esta "é uma decisão comercial" da transportadora. Se sim, "então terá que assumir que errou" quando decidiu suspender as ligações a Milão e Barcelona. "Se errou, corrigiu o tiro, tudo bem. Mas deve assumir que não é uma prenda [para o Porto]", antes a correção de um erro, tratando-se então de "uma prenda para ele próprio".

Já se a decisão fica a dever-se a razões de serviço público, Rui Moreira mostrou que deve ser esse um princípio da companhia aérea portuguesa. Como tal, competirá ao presidente da transportadora esclarecer que "a TAP deve prestar um serviço público, na medida em que o Estado é um acionista maioritário e o interesse público deve sobrepor-se, nesta matéria, a questões de interesse comercial".

Razões à parte, o autarca mostrou-se satisfeito com o anúncio para a cidade e a região. Realçou sobretudo a relevância da reposição da ligação a Milão (Malpensa), "muito importante não apenas para a nossa comunidade de negócios, mas também para muitos emigrantes que vivem quer no norte de Itália quer em zonas da Suíça que são mais bem servidas por esse aeroporto".

Como avançaram os media, o anúncio da TAP foi feito nesta terça-feira. Os voos para Barcelona (Espanha) e Milão (Itália) serão bidiários; e uma vez por dia para Londres, no Reino Unido, e Ponta Delgada, nos Açores.


0 comentários: