Nesta data, em 1909, o diário parisiense Le Figaro publicava o "Manifesto do Futurismo", do poeta italiano Emilio Filipo Marinetti. Em 1960, morria, em Esposende, o poeta português António Correia de Oliveira. Em 1965, a nave espacial norte- americana Ranger VIII despenhava-se na superfície lunar. Em 1978, morria, em Lisboa, o escritor açoriano Vitorino Nemésio.
Em 1991, no centro de Tirana, cem mil manifestantes derrubavam a estátua do líder comunista Enver Hoxha, fundador do regime albanês. Em 1993, morria o engenheiro civil e cartoonista Sam, Samuel Torres de Carvalho, 69 anos, criador do Guarda Ricardo e da sedutora Heloísa. Na mesma data, a TVI-Canal 4, o segundo canal privado de televisão em Portugal, iniciava as emissões regulares. Em 1994, João Paulo II condenava o Parlamento Europeu por ter aprovado a resolução que permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em 1999, terminava o XXI Congresso do PSD, reconduzindo Marcelo Rebelo de Sousa na liderança. Em 2000, os reformistas iranianos do presidente Mohamed Khatami venciam, com maioria absoluta, as eleições parlamentares.
Em 2003, o Parlamento Açoriano aprovava o Plano Regional da Água. No mesmo dia, morria o romancista e ensaísta francês Maurice Blanchot, 95 anos. Em 2004, a Casa da Música, no Porto, escolhia Anthony Withworth-Jones para director artístico. Em 2005, o PS obtinha 45 por cento dos votos e conseguia, pela primeira vez, a maioria absoluta com a eleição de 120 deputados, nas Lesgislativas.
0 comentários:
Enviar um comentário