Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Dança do Conservatório

1. Anexar os Conservatórios de Música ao ensino secundário é uma medida que custa perceber. Se o sistema está a funcionar bem, porquê mudar? Não sou especialista, mas pelo que escutei na Antena 2, a medida tem qualquer coisa de excêntrico. Não faltou, inclusive, quem apontasse, no caso de Lisboa, a possível cedência a interesses imobiliários.

2. A DREN num dia anuncia que vamos ter no Porto um edifício novo, construido de raíz em terrenos anexos à Escola Secundária Rodrigues de Freitas para albergar o Conservatório. Parecia ser uma solução satisfatória porque nem ficaria situado longe da Casa da Música, nem implicaria o encerramento da Escola Secundária Carolina Michaelis. Entretanto, noutro dia, a Ministra da Educação dá o dito pelo não dito e afirma que a questão ainda está a ser estudada. O que é certo aqui é que o Ministério parece não saber o que quer. As decisões contraditórias fazem-nos pensar no pior. Para já, vai dizendo a Ministra que preferia uma solução provisória para ser implantada já no próximo ano lectivo. Mais uma solução «provisória» como tantas outras que se arrastam por gerações?

3. Nada disto seria um problema se se tivesse idealizado a Casa da Música como um complexo dedicado à música que incluisse a resolução do problema do Conservatório. Na altura, achou-se por bem avançar para uma obra sumptuosa, uma obra de regime, descurando os verdadeiros problemas. Uma decisão «desnorteada» (bem... dada a incapacidade genética que nós por cá temos manifestado no que toca a decisões sensatas, talves seja melhor dizer «norteada»...) que foi agravada pela traição da autarquia ao ceder os terrenos prometidos ao Conservatório à Adicais. A Casa da Música agora vai ter a companhia de um banco e não de uma escola de música. O próprio programa do Concurso de concepção da Casa da Música deveria ter previsto instalações para este fim e não se ter limitado a dois auditórios, ou seja, menos aparato cénico e mais funcionalidade. Koolhaas estaria em maus lençóis...
[publicado n' A Baixa do Porto]

1 comentários:

Ainda bem que gostou. Mas publicar um texto sem indicar a sua origem e, principalmente, o autor é uma imbecilidade. Continue a roubar posts à vontade, MAS IDENTIFIQUE FONTE E AUTOR!. Um dia quando o meu caro amigo escrever algo de original, terei todo o prazer em o citar.