Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Diplomacias, ou talvez não

"O chefe da diplomacia italiana, Massimo DAlema, afirmou esta terça-feira, numa entrevista ao Corriere de la Sera, que o Hezbollah libanês e o Hamas palestiniano não podem ser considerados organizações puramente terroristas e defendeu que deve fazer-se um esforço para os integrar na cena política. «O IRA e a ETA passaram de grupos terroristas a partidos políticos», prosseguiu o ministro italiano, referindo-se ao movimento republicano norte-irlandês e ao movimento separatista basco que, durante décadas, perpetraram actos terroristas na Irlanda do Norte e em Espanha. "

Confessamos que as comparações politicamente correctas fazem-nos chorar de tanto rir. O Exército Republicano Irlandês (IRA) realizou durante mais de 30 anos uma luta armada para conseguir a retirada britânica da Irlanda do Norte e a reunificação da ilha da Irlanda. ETA, é um grupo terrorista, de ideologia independentista marxista e revolucionária, que pratica o terrorismo como meio para conseguir a independência do País Basco que engloba França e Espanha.

Hezbollah é uma organização política e militar dos muçulmanos xiitas do Líbano com o objectivo de destruir Israel e estabelecer uma estado islâmico no país (tradicionalmente uma nação composta por várias comunidades religiosas) nos moldes do estado islâmico criado no Irão. Os militantes do grupo foram recrutados entre os jovens xiitas, muitos dos quais tinham sido membros do Amal, uma milícia laica pró-síria. A nível financeiro e de armamentos, o Hizbollah foi apoiado pelo Irão. Mais tarde, passou a ser apoiado pela Síria, que utilizou o grupo na sua disputa com Israel sobre os Montes Golã. Com o fim da guerra civil libanesa em 1991, o Hizbollah foi um dos poucos grupos que não foram desarmados pela Síria. O Hezbollah assume-se como um dos principais movimentos de combate à presença israelita no Oriente Médio e os seus objectivos declarados consistem na exterminação do Estado de Israel.

Comparar uma organização financiada militarmente e economicamente por outros países que visa o genocídio de um Estado soberano vizinho com outras que têm como objectivo a independência política é um exercício intelectual notável. Compare-se os atentados de uns e de outros. Nem os Etarras, nem os Republicanos Irlandeses, tiveram alguma vez como objectivo acabar com a existência da Espanha ou do Reino Unido. E depois o IRA e a ETA aceitaram o desarmamento, coisa que o Hezbollah está longe de aceitar. Enfim …

0 comentários: