Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Palhaço (II)

Este bacano, actual presidente da UEFA, ao comentar os castigos da UEFA que impedem a participação de três clubes, nomeadamente, FC Porto, Steaua de Bucareste e CSKA Sofia disse que os mesmos “uma mensagem muito forte contra a batota.” “Se tivermos casos em que os visados são reconhecidos como batoteiros pelas suas federações, é igual serem ricos ou pobres, do norte ou do sul", e acrescentou que “a decisão em admitir o AC Milan na Liga dos campeões, após o calciocaos, não teve o meu aval.”.

Vamos por partes: no que ao FCPorto diz respeito, o francês insultou o clube. O caso está pendente porque o FCP apresentou recurso em sede europeia e, a nível nacional ainda se aguarda a decisão do CJ da FPF. Por outro lado, o FCP não está indiciado em corrupção (a batota que ele diz) mas em tentativa. Entre matar e tentar matar há uma "pequena" distância...

Por outro lado estas declarações revelam bem os dois pesos e duas medidas com que a UEFA recorrentemente trata os casos de indisciplina que chegam às suas mãos. Base da defesa do Porto, Milan e Juventus, do poderoso Calcio, foram punidos no seu país por corrupção, tentada e comprovada que passou pelo falseamento de resultados, aliciamento de jogadoresetc.

O que tem feito a UEFA a estes trutas sabendo que o tal artiguinho diz "faz ou fez..."? Bem, o Milan participou na última edição da Champions, a Juventus só não participou na última porque foi parar à 2ª divisão italiana, no entanto vai participar na próxima edição da Champions, a mesma em que a UEFA decidiu afastar o FC Porto por tentativa de corrupção. É fantástico! A lei é de 2007, os factos cometidos pelo Milan e pela Juventus são de 2006, e a suposta tentativa associado ao FCP é de 2004!!!!! Para além de usar a lei a seu bl prazer, parece que para a UEFA é mais grave “tentar corromper” do que “corromper mesmo”.

Não pode deixar de ser curioso, também, é que os punidos foram o Steaua de Bucareste da Roménia, o CSKA Sofia da Bulgária e FC Porto de Portugal… os ilibados foram Milan e Juventus de Itália! Mais uma vez, parece-me claro que a UEFA tem decisões baseadas em razões políticas e não em razões desportivas e justas.

Assim, o presidente da UEFA está a insultar o FCPorto e, pior, está provado que a decisão definitiva está tomada e é política e o Porto está fora da Liga dos Campeões para servir de exemplo, mesmo sem culpa provada!