Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Fastasporto 2009

O Fantas está aí. Apesar do silêncio ensurdecedor da comunicação social lisboeta, e apesar do cartaz fatela e do benfiquista que o dirige, o festival do cinema fantástico do Porto continua a atrair público e consideração internacional...

Para hoje, dia 26, na sala principal do Rivoli, temos:


15.00h - Idiots and Angels – Bill Plympton – EUA – 78 min
Angel é um homem egoísta, abusador e amoral que passa a vida no bar local onde despreza os outros clientes. Um dia, ao acordar, é surpreendido com algo estranho que lhe cresce nas costas - um par de asas. O mais estranho, descobre depois, é que elas o impelem a fazer coisas boas e simpáticas, de facto, uma atentado à sua verdadeira natureza. Descobre ainda que outros as cobiçam por as considerarem um passaporte para a fama e para a riqueza. Que fazer? Mais um belo filme de animação de Bill Plympton, aquele a quem o criador dos “Simpsons” chama de “deus”.
17.15h - Delta – Kornél Mundruczó – Ale, Hun – 100 min
Na beleza selvagem e tranquila, um labirinto de pequenas ilhas e de canais. O rio, esse, pertence aos aldeãos de uma aldeia isolada do mundo. Um jovem que dali saíra na infância, busca o que resta da família. Descobre a mãe e uma irmã que desconhecia e decide construir uma casa junto ao delta. Um conto belo e trágico de rejeição mas também de amor. Este novo filme do realizador de “Johanna” conta novamente com a vencedora do prémio da melhor actriz, a magnífica Orsi Tóth. Prémio da Critica do último Festival de Cannes.
21.15h – Exodus – Penny Woolcock – GB – 110 min
Como se poderá encarar a sociedade do futuro? Como uma guerra de classes contínua, como uma sociedade uniforme, como um vasto campo de batalha? Para além de “Gattaca” ou de “1984”, o novo filme de Penny Woolcock propõe que pura e simplesmente se metam todos os rejeitados e desprovidos de sorte num campo de concentração, para que os ricos e belos vivam em paz. Mas a que preço se pode fazer isso, como se podem separar os humanos que todos são, que direitos humanos resistirão ao futuro?
23.45h - Vault – Fred Neun – Lux – 10 min curtas
Nas mais remotas catacumbas dos bancos luxemburgueses, muitos dos cofres permanecem intocáveis por décadas, sem que ninguém saiba o que escondem. Quando um desses cofres começa a fazer estranhos barulhos, um jovem segurança e um vidente descobrem quão negros são os segredos daquele banco.
Eden Lake – James Watkins – GB – 91 min
Encontre-se um lugar de sonho para um romântico fim de semana. Convide-se a professora mais bonita para se fazer o pedido de casamento. Acrescente-se um bando de adolescentes rufiões perversos. A nova Nicole Kidman, a ruiva Kelly Reilly é a protagonista.


Por sua vez, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli:

15.15h – Panorama do cinema português
apoio Agência da Curta Metragem
Annual Report - Cristina Braga- Port- 3.50 min
Fim-de–Semana - Claudia Varejão – 8.30 min
Superfície- Rui xavier- Port- 13.30 min
Corrente- Rodrigo Areias- Port- 15.45 min
Paisagem Urbana Com Rapariga e Avião- João Figueiras- Port- 24 min
Alpha- Miguel Fonseca- Port- 28 min
17.15h – Panorama do cinema português
O Sítio das Coisas- Filipe Martins- 36 min
A Morte de Tchaikovsky- Nuno Felix – 10 min
Gentes do Mar- Dânia Lucas- 32 min
Alkhass- Vasco Portugal- 4 min
Deambuladores - Escola Superior Artística do Porto - 11’
Sabor de um Beijo- Luís Carneiro Ferreira- 4 min
Chá da Noite- Luís Moya- 25 min
Fado – João Costa Menezes – 3 min
19.15h – Entrevista em palco a JOSÉ FONSECA E COSTA
Entrada livre mediante levantamento de convite no secretariado o festival

21.00h - Cinco Dias, Cinco Noites – Por – 100 min FONSECA E COSTA v.o. port.
Da obra homónima de Álvaro Cunhal, uma das mais interessantes visões da clandestinidade e da resistência durante o regime de Salazar, com uma notável interpretação de Paulo Pires. Durante cinco dias e cinco noites um militante do Partido Comunista em fuga, vive a angústia de ser apanhado pela polícia política.
23.00h - A Meiga Chuchona – Pablo Millám – 7 min GALIZA v.o. galega
Um conto tradicional galego que conta a história de uma mulher que vê morrer todos os filhos. Depois de consultar uma curandeira fica a saber que morreram do mal da “meiga chuchona”. Um filme de animação com inspirações no Expressionismo Alemão de F.W. Murnau.
Pradolongo – Ignacio Vilar Dias – 100 min GALIZA v.o. galega
Raquel, Martinho e Armando são três amigos que acabam de atingir a maioridade. O Verão está a chegar, com todos os atractivos das festas e tardes no rio... mas, desta vez nada vai ser igual. O amor que os dois rapazes sentem pela rapariga e a possibilidade de o pai de Armando comprar “Pradolongo”, a quinta no alto da montanha da família de Martinho, leva os jovens a reconsiderar o futuro e os sonhos que os uniram desde a infância.

Por sua vez, no Espaço Cidade do Cinema

15.30h - SCOTTISH SCREEN

Curtas-metragens escocesas 2007
Duração da sessão: 285 min
21.00h - ROTTERDAM FILM FUND
Curtas metragens holandesas- 2002- 2003-2004
Duração da sessão: 134 min


Aqui fica um brinde:

0 comentários: