Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Efeitos do colonialismo lisboeta no desenvolvimento Nortenho


Fundos para o Norte, Centro e Alentejo gastos em Lisboa




A contestação ao uso em Lisboa de fundos europeus destinados ao Norte, Centro e Alentenjo não trava o crescente desvio das regiões mais pobres para a mais rica do país. Em Junho, somava 190 milhões, tanto quanto o centro materno-infantil do Porto e o metro até à Trofa (cancelado).
O assunto já foi apreciado em tribunal nacional e será remetido para o Tribunal de Justiça da União Europeia, a pedido da Junta Metropolitana do Porto, cujo presidente, Rui Rio, teme que a resposta chegue tarde de mais, depois de gastas todas as verbas europeias. Mas a contestação não trava a crescente transferência de dinheiro para Lisboa, região cujo poder de compra está bem acima do resto do país - corresponde a 137% da média nacional. A perder ficam as regiões para as quais a União Europeia dá os fundos: o Norte (cujo poder de compra é de 86% da média portuguesa), o Centro (84%) e o Alentejo (87%).

2 comentários:

Bom dia amigo,

Este país é Lisboa e o resto. Os políticos e empresários do norte são uns "vendidos" que se subjugam mediante a satisfação dos seus interesses. O único político que me lembre que defendeu a sua terra foi Daniel Campelo aquando da aprovação do orçamento "limiano".
A regionalização já devia ter avançado à muitos anos. As autarquias aqui no norte têm desperdiçado os parcos recursos em rotundas e megalomanias desnecessárias. Por exemplo em Paredes tem um mastro maior que a Torre dos Clérigos que custou um absurdo.
Precisávamos de um político com "eles no sítio", que batesse o pé a Lisboa, um líder carismático que arrastasse multidões cada vez que alertasse contra estas desigualdades. O Rui Rio é um vendido, na esperança de um tacho para Lisboa, gasta dinheiro em corridas de "pópós" e processos judiciais ridículos como foi o contra a caixa de pensões dos ex trabalhadores do Smas, deixando famílias em sérias dificuldades.
A mãe do D. Afonso Henriques devia ter apertado as pernas à sua nascença ... assim talvez o desenho da peninsula ibérica nos fosse mais favorável ... os os mouros que ficassem com Ulishbuna.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

P.S

Vai nos valendo os FC Porto que nos dá alegrias, que coloca os paridos com dor de corno, e que hoje mais uma vez com uma equipa nortenha poderá conquistar mais um caneco.

 

Obrigado Paulo. O comentário é correcto. Discordo apenas da coisa do parto :-)) Eu gosto de ser português, luto pela regionalização e a afirmação autonómica do Norte face à capital porque os (maus) exemplos são muitos. O roubo já é feito à descarada. Não há dia que lisboa sonegue ao Norte alguma coisa. Lembra-se que tentaram (com os imperdoáveis de Guimarães) atacar o Porto e levá-lo a descer de divisão e a perder o estatuto Europeu. Começa aí o mal do Norte: os vendidos à capital a troco de 30 dinheiros e dos favores ca corte colonialista. Temos que usar as ferramentas que temos: o Partido do Norte: juntem-se a nós!