Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

TAP: Tripulantes de cabine do Porto queixam-se de discriminação

Progressão na carreira só é possível se aceitarem ficar sediados em Lisboa, o que também acarreta custos extra permanentes para a TAP


Os tripulantes de cabine do Porto estão cansados de ter de se apresentar ao serviço em Lisboa para ocupar lugar num voo para o aeroporto Sá Carneiro, pernoitar num hotel e, depois, acompanhar os voos de longo curso que partem do Norte. No regresso, o percurso inverso: mesmo que morem a dois passos do aeroporto do Porto, regressam a Lisboa primeiro e só depois rumam a casa.
Tudo porque o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovou, em 2002, uma cláusula que refere que os tripulantes dos voos de longo curso serão obrigatoriamente sediados na base de Lisboa.
"A aprovação destas cláusulas não existentes até à data foi sempre considerada pelos tripulantes de cabine da base do Porto como uma discriminação regional, visto que obriga qualquer tripulante desta base a mudar-se para Lisboa em caso de progressão na carreira", denunciam tripulantes do Porto, cuja identidade pedem para ser reservada.
"Em 2012, a TAP propôs a criação de um quadro narrow/wide [médio/longo curso) no Porto", adiantam. Porém, acusam, "nenhuma direcção do SNPVAC aceitou ou colocou a hipótese desta mudança" e, numa reunião recente, referem que o sindicato justificou a posição dizendo que "o projecto [da base de tripulantes no Porto] implicava prejuízos para os colegas de Lisboa e não estavam na disposição de alterar o Acordo de Empresa". Os tripulantes do Porto decidiram apresentar queixa do sindicato à UGT. "Nunca nos responderam", lamentam.

A TAP possui uma base de pilotos no aeroporto do Porto desde 1989, criada com o objetivo de rentabilizar a operação da companhia no aeroporto Francisco Sá Carneiro. E esse seria também o objetivo da base para os tripulantes de cabine. Uma das consequências da situação atual será a "impossibilidade de crescimento da operação no Porto", ou seja, mais voos de longo curso com partida do aeroporto Francisco Sá Carneiro[daqui]

0 comentários: