Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

As praias fluviais mais bonitas de Portugal




Portugal tem paisagens incríveis, rios de águas frescas e praias fluviais únicas. Já fizemos uma lista com as praias mais bonitas do litoral português, agora virámo-nos para o interior e pedimos aos nossos leitores para dizerem quais as praias fluviais mais bonitas e Portugal:

1. Reconquinho – Penacova
A Praia do Reconquinho situa-se em pleno Rio Mondego na área em que o rio serpenteia à volta da Vila de Penacova, por entre montes e vales. Envolta numa paisagem natural verdejante, esta praia proporciona uma excelente vista sobre Penacova de onde se pode deslocar a pé, descendo a colina.

2. Vimieiro – Penacova
A praia situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz. De águas cristalinas e rodeada de verde luxuriante, a Praia Fluvial do Vimieiro proporciona tranquilidade e descanso. Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas de xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor.

3. Malhadal - Proença-a-Nova
Na base da Serra de Alvéolos, bem no interior de Portugal, onde serpenteia a Ribeira da Isna (afluente do Rio Zêzere), a Praia Fluvial do Malhadal, oferece um óptimo local de descanso e de contacto com a natureza. Há bastantes recantos para quem procura privacidade.

4. Louçainha - Penela
A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local, fazem das Represas Naturais da Louçainha um dos locais naturais mais aprazíveis do Concelho. Aqui poderá encontrar, para além de piscinas naturais, um parque de merendas e um restaurante panorâmico.

5. Folgosa – Castro Daire
Situada na margem direita do Rio Paiva, a praia oferece águas calmas e límpidas, não fosse conhecida como tendo um dos rios menos poluídos da Europa.

6. Loriga - Seia
Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas.

7. Valhelhas e Aldeia Viçosa – Guarda
É entre a paisagem modelada dos vales do Zêzere e Mondego, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, que as Praias Fluviais de Valhelhas e Aldeia Viçosa surgem tirando partido das águas cristalinas destes dois cursos de água bem como de toda a sua envolvente natural.

8. Areinho – Arouca
Praia fluvial localizada na margem do Rio Paiva é ponto de partida de algumas atividades desportivas. A praia fluvial do Areinho é bastante frequentada nos dias de mais calor pelas suas águas límpidas e sombras frondosas.

9. Senhora da Piedade - Lousã
Praia fluvial natural na ribeira de S. João, num local deslumbrante caracterizado pelas Ermidas de Nª Sra. da Piedade e o Castelo da Lousã. A praia e a envolvente tem inúmeros recantos propícios para descansar, merendar ou sonhar com as lendas da Princesa Peralta.

10. Foz d’ Égua – Piódão
A aldeia da Foz d’ Égua pertence à freguesia do Piódão e com ela partilha a beleza mística da Serra do Açor. É caracterizada pelo seu aspeto rural serrano, com as suas típicas casas de xisto e lousa. Na Foz d´Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco.

11. Fraga da Pena - Arganil
Esta zona é caracterizada por uma cascata de águas frias, a nascente encontra-se poucos metros antes, na Serra do Açor. Existem várias piscinas naturais que convidam a mergulhos e a contemplar a natureza.

12. Valeta - Arcos de Valdevez
Situada no centro da vila, em pleno rio Vez, é uma das mais concorridas nos dias de verão. É vigiada e cheia de zonas de lazer ideais para estender a toalha e fazer um piquenique.

0 comentários: