Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

"Chega-te para lá, Lisboa", que agora "toda a gente fala" do Porto.

É o que diz a editora num top europeu onde também brilha a "Natureza suprema" dos Açores.

Lonely Planet: Açores e Porto entre os 10 melhores destinos


a Islândia a Itália ou Azerbaijão, a "lista Lonely Planet dos melhores lugares na Europa em 2015" passa também por Portugal. "Pedimos à nossa equipa de editores e autores baseados na Europa para escolherem uma lista de dez destinos que estejam em alta nos seus planos de viagem para já", resume a Lonely Planet.

top é liderado por Akureyri, uma região menos visitada na Islândia mas que é uma "base ideal para explorar as verdes pastagens do norte, as vilas piscatórias, admirar cascatas ou baías cheias de baleias". Segue-se Leipzig, na Alemanha, à qual já há quem chame "a nova Berlim", garantem. E, a fechar o top 3, Açores.

"Ficam longe de tudo, o que ajuda a explicar por que são um dos segredos mais bem guardados das viagens na Europa", escrevem, salientando que "aqui, a Natureza reina suprema", com os seus visitantes a tornarem-se "líricos" sobre "as paisagens esmeralda do arquipélago, a abundante vida marinha e o tipo de aventuras amigas do ambiente que já levaram os Açores a serem declarados o destino mais sustentável do mundo".

Subir ao Pico, avistar baleias em redor de São Miguel, passear de bicicleta ou fazer canoagem em São Jorge são algumas das sugestões. A Lonely Planet (LP) assinala ainda o início de voos low cost para São Miguel (incluindo de Londres), "o que pode significar que o segredo foi por fim revelado".

Porto, uma "pechincha"

A fechar o top 10, o Porto, "que está a viver um renascimento criativo" e que, assinalam, "também é uma pechincha".

"Chega-te para lá, Lisboa", que agora "toda a gente anda a falar sobre a brilhante, cheia de alma e festiva irmã do Norte da capital portuguesa". É assim mesmo que a editora inicia o destaque ao Porto, destino com a "verve de uma cidade em busca da sua base criativa".

A escolha do Porto para a lista terá também passado, como sempre, pelo Vinho do Porto e pelas vizinhas caves de Gaia (que aqui até são assumidas como parte da cidade portuense, uma confusão habitual), pela Ribeira e pelo Douro. Mas também pelas artes de rua, pelas galerias da Miguel Bombarda, pelo cafés, boutiques e lojas ou pelas casas de chefs de renome, como Rui Paula e Avillez. A renovação do mercado do Bolhão também merece referência.

Noutro top 10 divulgado pela LP, com as "melhores praias europeias" para este Verão, está também em grande destaque outra zona portuguesa, a de Peniche, logo em 2.º lugar na lista.

0 comentários: