Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a colonização lisboeta!

Os mais conceituados matemáticos do mundo estão reunidos no Porto

A primeira reunião conjunta das sociedades de Matemática da Europa e dos Estados Unidos da América está a realizar-se na cidade do Porto, num evento organizado pela Universidade do Porto e pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
De 10 a 13 de Junho, o Porto é a capital mundial da Matemática, com mais de 1000 investigadores da área reunidos na cidade para este encontro entre as principais organizações científicas de Matemática dos dois lados do Atlântico.
As mais recentes teorias e avanços no desenvolvimento da Matemática e da sua aplicação às restantes áreas científicas – da Astronomia à Economia, passando pela Engenharia, pela Medicina ou pela Biologia – serão objecto de debate e discussão nesta reunião organizada em sessões temáticas e conferências plenárias a decorrer, respectivamente, na Faculdade de Ciências (FCUP) e no Seminário de Vilar.
A primeira das conferências plenárias vai decorrer hoje, 10 de Junho, na Casa da Música, às 21 horas, numa iniciativa aberta à participação do público geral. Marcus du Sautoy, professor da Universidade de Oxford para a Compreensão Pública da Ciência, autor e apresentador de inúmeros programas de rádio e televisão, vai desvendar os “Matemáticos Secretos” que estão entre compositores, pintores, escritores e coreógrafos se inspiram na Matemática para criar formas, padrões e estruturas, demonstrando que a Matemática não é de uso exclusivo em laboratórios e gabinetes.
Para além desta palestra inicial, todos os dias do encontro, a partir das 16 horas, no Seminário de Vilar, matemáticos de todo o mundo darão conferências abertas ao público. Entre os oradores convidados encontram-se Marcelo Viana, um dos mais reputados matemáticos brasileiros e antigo estudante da Universidade do Porto, André Viana, o português e docente do Imperial College de Londres, ou Gigliola Staffilani, investigadora do MIT e uma das muitas mulheres matemáticas presentes neste encontro.
O programa completo e outras informações sobre este encontro podem ser consultados aqui.

0 comentários: