22 de Junho de 1963: É inaugurada a Ponte da Arrábida
A Ponte da Arrábida está intimamente ligada à construção da auto-estrada que faz a
ligação entre o Norte e Sul de Portugal, constituindo uma das obras de maior
importância para o desenvolvimento de todo o País.
Não foi no entanto possível fazer a ligação da auto-estrada à ponte D. Luiz I uma vez
que esta já se encontrava, tal como a vemos hoje, sobrecarregada com um tráfego
intenso, motivado sobretudo pela expansão demográfica do distrito do Porto e do
Concelho de Vila Nova de Gaia. Por este motivo era necessária a construção de uma
nova ponte sobre o Douro e o local escolhido foi, entre o morro do Candal, em V. N.
Gaia e o da Arrábida, no Porto.
Quer o projecto, quer a direcção foram da autoria do Prof. Eng.º Edgar Cardoso.
E, a 22 de Junho de 1963 é inaugurada a Ponte da Arrábida, sendo considerada uma
das mais longas do mundo no seu estilo, arqueada e em cimento armado.
O comprimento total do tabuleiro é de cerca de 615 metros, tendo uma largura de 27
metros. Inicialmente o tabuleiro possuía dois viadutos de acesso e duas faixas de
rodagem independentes, duas pistas para ciclistas, dois passeios e um separador central.
Actualmente todas as características funcionais se alteraram excepto os dois passeios
para peões, uma vez que o numero de faixas de rodagem que foi alargado para três de
cada lado e as pistas para ciclistas desapareceram. Os dois arcos que formam a
abóbada são ocos para reduzir o peso e estão unidos por ligamentos em diagonal,
criando mais estabilidade transversal. O tabuleiro é sustentado por pilares assentes sobre
os arcos. Podemos ainda admirar, e, para alguns recordar, as quatro pilastras
localizadas quase nas extremidades da ponte que alojaram em tempos elevadores e
monta-cargas de acesso ao dito tabuleiro.
O custo total desta obra orçou em cerca de 240 mil contos.
Nela foram gastos 20000 toneladas de cimento e perto de 59000 m3 de betão. Os varões
e o aço laminado utilizado pesam aproximadamente 4500 toneladas.
A realização desta obra teve algumas fases delicada e verdadeiramente espectaculares, como por exemplo, a operação do fecho do cimbre.
ligação entre o Norte e Sul de Portugal, constituindo uma das obras de maior
importância para o desenvolvimento de todo o País.
Não foi no entanto possível fazer a ligação da auto-estrada à ponte D. Luiz I uma vez
que esta já se encontrava, tal como a vemos hoje, sobrecarregada com um tráfego
intenso, motivado sobretudo pela expansão demográfica do distrito do Porto e do
Concelho de Vila Nova de Gaia. Por este motivo era necessária a construção de uma
nova ponte sobre o Douro e o local escolhido foi, entre o morro do Candal, em V. N.
Gaia e o da Arrábida, no Porto.
Quer o projecto, quer a direcção foram da autoria do Prof. Eng.º Edgar Cardoso.
E, a 22 de Junho de 1963 é inaugurada a Ponte da Arrábida, sendo considerada uma
das mais longas do mundo no seu estilo, arqueada e em cimento armado.
O comprimento total do tabuleiro é de cerca de 615 metros, tendo uma largura de 27
metros. Inicialmente o tabuleiro possuía dois viadutos de acesso e duas faixas de
rodagem independentes, duas pistas para ciclistas, dois passeios e um separador central.
Actualmente todas as características funcionais se alteraram excepto os dois passeios
para peões, uma vez que o numero de faixas de rodagem que foi alargado para três de
cada lado e as pistas para ciclistas desapareceram. Os dois arcos que formam a
abóbada são ocos para reduzir o peso e estão unidos por ligamentos em diagonal,
criando mais estabilidade transversal. O tabuleiro é sustentado por pilares assentes sobre
os arcos. Podemos ainda admirar, e, para alguns recordar, as quatro pilastras
localizadas quase nas extremidades da ponte que alojaram em tempos elevadores e
monta-cargas de acesso ao dito tabuleiro.
O custo total desta obra orçou em cerca de 240 mil contos.
Nela foram gastos 20000 toneladas de cimento e perto de 59000 m3 de betão. Os varões
e o aço laminado utilizado pesam aproximadamente 4500 toneladas.
A realização desta obra teve algumas fases delicada e verdadeiramente espectaculares, como por exemplo, a operação do fecho do cimbre.
Fontes: Porto XXI -Cultura
A ponte foi inaugurada pelo chefe de Estado, Américo Thomaz, que viajou de Lisboa e desembarcou em frente à Ribeira
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