Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ao longo dos tempos


A data de 13 de Fevereiro está associada a uma série de acontecimentos na História portuguesa. Em 1668, era assinado o tratado que punha termo à guerra da Restauração. Em 1804, morria o padre Tomás de Aquino, que coligiu a primeira edição completa das obras de Luís de Camões, sob o pseudónimo de Luís Francisco Xavier Coelho (1779-80). Em 1883, era fundada, em Lisboa, a sociedade Voz do Operário. Em 1919, as forças republicanas punham termo à chamada Monarquia do Norte, proclamada por Paiva Couceiro. Neste dia, em 1965, era assassinado o general Humberto Delgado, na localidade espanhola de Villanueva del Fresno, por uma brigada da PIDE. Na mesma data, em 1983, Lisboa registava a temperatura mais baixa dos últimos 120 anos, com dois graus negativos.


Em 1990, Mandela regressava livre a sua casa no Soweto. Em 2003, o Tribunal Correccional de Paris condenava o ex-dirigente da ETA, Ignacio Gracia Arregui, a 10 anos de prisão. Em 2004, o Governo português entregava a o Parlamento os documentos da operação de venda de créditos tributários ao Citigroup.


Em 2005, os resultados oficiais das eleições de 30 de Janeiro no Iraque davam a vitória ao líder xiita ayatollah Sistani com perto de 48 por cento dos votos. António Lobo Antunes era distinguido com o Prémio Jerusalém, pelo conjunto da sua obra. E morria a irmã Lúcia.

0 comentários: