Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ocidente

"O ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, garantiu, ontem, que até agora não foi feita qualquer ameaça junto de representações diplomáticas portuguesas. Porém, disse ser "necessário construir pontes de entendimento" para evitar o confronto entre o Ocidente e o mundo árabe. "Já chegou o Muro de Berlim e o muro construído recentemente entre Israel e uma parte da Palestina. Não vamos agora fazer um muro no Mediterrâneo!", salientou. Para Freitas do Amaral não bastam encontros entre ministros. São necessárias outras iniciativas "Por que não, além do campeonato do Mundo e do campeonato da Europa de futebol, fazer um campeonato euro-árabe? Acho que era uma das coisas que mais podia aproximar"."

"É sobretudo o espectáculo triste de um Continente inteiro, passivo, que aceita a lógica da intimidação. Perante o ruído anárquico que cresce na “rua árabe”, perante a coerência das chamas que tudo purifica, a Europa apela ao diálogo e pede desculpa pelo simples facto de existir... O Ocidente observa o Mundo e reflecte sobre os dilemas da sociedade multicultural. Observa e deseja o rápido crescimento de uma “Cidadania Global”, baseada no respeito mútuo, na liberdade e na tolerância. O Mundo observa o Ocidente e encontra nele a origem de todos os males. A fonte de todas as humilhações. A razão de todas as injustiças.

Observando o alinhamento das doze caricaturas, um jovem muçulmano exibe-se na pele de um bombista-suicida. As calças de camuflado militar contrastam com o último modelo de “trainers” da Nike. O jovem não se manifesta nas ruas de Beirute, Damasco ou Bagdad. Manifesta-se com plena liberdade junto a Knightsbridge, bem no centro de Londres. Os cartazes à sua volta devolvem a mensagem de uma “Cidadania Global” –
“A Europa há-de rastejar perante o grito dos Mujahideen”; “Que as mãos dos infiés sejam decepadas”; “Que os blasfemos sejam decapitados”
.

0 comentários: