Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Muçulmanos e Judeus: a paz é possível

"Houve um tempo em que não existia Bangladesh, mas sim Paquistão Oriental. E houve depois outro tempo em que os habitantes desse Paquistão Oriental, desiludidos com o fracasso da solidariedade islâmica e de serem oprimidos pelos punjabis de Islamabad, se revoltaram e decidiram ser independentes. Aconteceu em 1971. Mas só graças à intervenção do exército da Índia a sua luta teve sucesso. Os militares indianos, na época saudados pelos bengalis como libertadores, eram liderados por Jacob Farj Rafael Jacob, que a maioria dos livros de História refere simplesmente como general J. F. R. Jacob. Pelo nome, já se percebe que não se trata de um indiano qualquer. O homem que ajudou a nascer o Bangladesh é um judeu de Calcutá, cuja família tem remotas raízes no Iraque.

Hassan Askari, o novo herói de Nova Iorque, nasceu há 20 anos em Manhattan, mas passou a juventude no Bangladesh, a terra dos pais. Muçulmano cumpridor, regressou há um ano aos Estados Unidos para estudar Economia e a sua vida dividia-se entre o Berkeley College e o restaurante de East Village onde trabalha algumas horas. Até que, irritado com a indiferença dos outros passageiros do metro, saiu em defesa de três jovens judeus atacados numa carruagem por um grupo de anti-semitas. Askari foi esmurrado, mas a sua intervenção permitiu a um dos agredidos puxar o travão de emergência. Chegou então a polícia, que deteve dez pessoas, incluindo um homem que exibia uma tatuagem de Cristo, e que tinha sido o primeiro a agredir Walter Adler, Angelica Krischanovich e Maria Parsheva. O seu erro? Terem respondido com "Feliz Hanuka" ao "Feliz Natal" desejado por outros passageiros. Celebrada em Dezembro, a festa judaica das luzes assinala a reconquista do Templo de Jerusalém no século II a. C., mas para o homem com a tatuagem só podia ser uma provocação: "Não foi nessa altura que os judeus mataram Jesus?" De seguida as agressões, verbais ("Judeus de merda") e físicas.

Nova Iorque conta com dois milhões de judeus, mais que Jerusalém ou Telavive. Mas em Manhattan, onde desde os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 contra as Torres Gémeas os seguidores do Islão são olhados com desconfiança, teve de ser um muçulmano a acudir aos judeus, perante a indiferença dos outros passageiros que seguiam para Brooklyn. "Fiz apenas aquilo que tinha de fazer", explicou Askari. Não se lembrou de grandes referências históricas, a esses tempos em que perseguidos na Europa os judeus encontravam refúgio no mundo islâmico, desde Marrocos ao Império Otomano. Mas a acção do bengali foi, de certa forma, uma homenagem a J. F. R. Jacob - afinal, o Bangladesh tornou-se independente num Dezembro como este. Graças a um judeu. "