Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um livro

O Tesouro - Selma Lagerlof


Das suas obras, a mais conhecida será provavelmente A Viagem Maravilhosa de Nils Holgerssn através da Suécia.

Em O Tesouro, a história inicia-se com Torarin, um simples vendedor de peixe que atravessa o continente de carroça, acompanhado pelo cão, ao qual pede frequentemente conselho. No entanto, ignora os uivos deste quando se decide a parar na casa do Senhor Arne, um dos homens mais ricos da região. Durante o jantar, a esposa é acometida pelo barulho de amolar facas, mas todos ignoram aquilo que julgam ser a alucinação de uma velhota. Torarin segue viagem após a refeição e só no dia seguinte toma conhecimento do assalto à casa do seu benfeitor que resultou na chacina de quase toda a famí­lia - a filha adoptiva ter-se-á escondido e assim, salvo, jurando vingar-se dos assaltantes. Torarin, com pena, leva-a para casa.

A história, bem construí­da e com laivos de fábula, toma por heroí­na a jovem inocente e torna-se numa tragédia de moral popular - uma espécie de lenda nórdica que mistura fantasia, superstição e religião.