PS.: alguém me pode indicar a percentagem dos meus impostos que servem para pagar "os agentes do Corpo de Protecção Policial da PSP que acompanham habitualmente a figurinha convertida ao novo sebastianismo lisboeta" ???!!!
Carolina Salgado sofre despiste aparatoso na ponte da Arrábida
Uma mancha de óleo e a chuva que caiu na madruga de ontem podem ter estado na origem do despiste que Carolina Salgado sofreu, na ponte da Arrábida, no Porto, e que a levou a embater nos rails de separação das vias, após vários piões. O acidente ocorreu perto da uma e meia da manhã.
A principal testemunha do processo "Apito Dourado" vinha de Braga, onde tinha estado a jantar com os seus advogados. Atrás do jipe BMW X5, cinzento, de Carolina vinham, num outro veículo, os agentes do Corpo de Protecção Policial da PSP que a acompanham habitualmente. Aliás, foram eles que evitaram mais acidentes no local.
Por se queixar de dores cervicais, Carolina foi conduzida ao hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia. Ali, foi submetida a vários exames e só teve alta já de manhã. O pai, Joaquim Salgado, foi o único familiar a acompanhar a situação.
A PSP esteve no local e a ex- -companheira de Pinto da Costa foi submetida ao teste de alcoolemia, mas nada acusou.
O JN tentou falar com Carolina Salgado. Numa primeira tentativa, pediu para ligarmos mais tarde, mas depois manteve o telemóvel desligado.
Portagens nas SCUTs? Não obrigado!
Isolamento do Porto? Não obrigado!
Assine aqui.
Via A Baixa do Porto, quadro com os mega-invetimentos dos próximos anos e sua repartição distrital, de acordo com o Semanário Económico (tgv excluído).
Não é pois de espantar que as vozes moderadas do Norte se comecem a revoltar e se difundam opiniões extremistas e aparentemente descabidas. O que me parecia absurdo, parece-me cada vez mais plausível e campo fértil: o Norte não faz parte de Portugal e essa ideia deve ser cultivada.
Invasão à Baía dos Porcos, por exilados cubanos com auxílio da CIA, termina em desastre a 19 de abril. O governo de Washington, preocupado com uma possível disseminação do movimento revolucionário de Fidel Castro, acionou a CIA para uma ação em Cuba. A agência treinou e forneceu armas a 1.500 cubanos exilados em Miami. A invasão da Baía dos Porcos, para a derrubada de Fidel, terminou em fracasso e provocou desgaste na imagem do presidente John Kennedy. Além disso, setores expressivos da opinião pública ficaram surpresos com o nível de interferência da CIA em outros países. A tensão aumentou ainda mais em 62, com a crise dos mísseis de Cuba. Pilotos de aviões tipo U-2 americanos detectaram nas proximidades de Cuba movimentos que indicavam a intenção dos soviéticos de instalar bases nucleares em território cubano. Os soviéticos desistiram da idéia, mas por duas semanas deixaram o mundo na expectativa de um confronto nuclear entre as superpotências.
Mais.
Este mês de Abril assistiu ao 26º aniversário de Jorge Nuno Pinto da Costa ao comando do FCPORTO, o maior clube do Mundo, quiçá de Portugal. A sua obra fala por si. O título do post é um agradecimento de quem revê nele o último Grande Homem do Norte! Obrigado Presidente!
Construção da A16 que integra o IC30, entre Alcabideche (A5) e Ranholas (IC19), iniciando uma nova circular exterior, e o IC16, entre Lourel e a CREL.
Alargamento do IC19 de duas para três vias, até 2008, conclusão do último lanço da CRIL entre a Buraca e a Pontinha, até 2009 e conclusão do Eixo Norte-Sul, até Abril de 2007.
Estação do Metro de Santa Apolónia
Obras no apeadeiro do Oriente
Novo aeroporto
Nova Ponte
Estas intervenções terão como foco dez escolas em Lisboa (Passos Manuel, Gil Vicente, Josefa de Óbidos, Filipa de Lencastre, Pedro Nunes, Rainha Dona Amélia, D. Pedro V, Eça de Queirós, Pedro Alexandrino e Marquesa de Alorna
Hospital de Todos os Santos
28/04/2008
O projecto "NovAlcântara" para uma intervenção ferroviária e portuária na zona de Alcântara.
I
Que lugar senão este
alguém nos ofereceu
como uma prenda de anos?
Que lugar senão este
um dia nos deixaram
com terra, mar e céu?
Que lugar senão este
havemos de oferecer
a quem de nós rasgar
o espanto do futuro?
Que lugar senão este
- não me podem dizer?
Aqui a cotovia
nos canta seus segredos,
mas os bichos da terra,
de narizes no ar
e corações aflitos,
cirandavam entre medos!
II
Nos rios e ribeiros
é lenta a correria
das águas destroçadas.
Onde a pureza antiga
que as perdizes bebiam
em longas madrugadas?
Já nos lagos as nuvens
não se reflectem, não.
E pela mão dos barcos
navegam os silêncios
que um dia a porto firme
nem sequer chegarão.
III
O ar que respiramos
será falta de ar?
Quem nos espreita do alto,
pelo buraco feito
na camada de ozono?
É o perigo que espreita
um mundo ao abandono.
IV
Que mundo senão este
alguém nos ofereceu
como uma prenda de anos?
Que mundo senão este
um dia nos deixaram
com terra, mar e céu?
Que mundo senão este
deixaremos um dia
para oferecer a quem
depois de nós vier?
Que mundo senão este
- não me podem dizer?
Maria Alberta Menéres, in No Coração do Trevo - Poesia para Crianças. Editora Verbo. Edição:Outubro de 1992
E já agora, PORQUE NO TE CALLAS?
"A taxa de desemprego em 2007 atingiu os oito por cento, "um registo historicamente elevado no contexto da economia portuguesa", refere o boletim económico da Primavera, revelado ontem pelo Banco de Portugal. Contrariamente ao que tem sido hábito nos boletins de Primavera, desta vez o Banco de Portugal não adiantou previsões económicas para a evolução da economia portuguesa. Constâncio remete essas previsões para o próximo boletim económico de Verão, a ser divulgado em Julho (mais aqui)."Não se afligem que, apesar do agravamento da taxa de desemprego no ano passado para oito por cento, Sócrates ainda vai criar os tais 150 mil novos postos de trabalho até ao final da legislatura (mais aqui). 150 mil novos postos de trabalho que vão compensar os 439,5 mil desempregados (inscritos).
O PCP foi o único partido na Assembleia da República que se recusou condenar a violência no Tibete. Está, agora, ao lado dos comunistas chineses, os mesmo que no início da década de 60 do século passado avançaram com a tese dos dois imperialismos – o americano e o soviético. O PCP, a «quinta coluna» do imperialismo soviético em Portugal, segundo a tese maoísta, apesar de envergonhado, está agora, a quase meio século de distância, a reconhecer a «justeza» das teses de Mao Tsé Tung. Não se trata de engolir um sapo, mas um elefante. No "insuspeito" Avante, o comuna Leandro Martins, em defesa dos comunistas chineses, escreve: «Agora, o tema mediático, servido por um simpático Dalai Lama, caixeiro-viajante do império, é a «questão» tibetana, que visa apresentar a China, gigantesco país onde convivem há séculos muitas nacionalidades, como um Estado opressor, visando, pelo menos, estragar-lhe os Jogos Olímpicos. Se forem só os jogos... É que a União Soviética, destroçada também pela ingerência externa na convivência exemplar que soube construir, continua a ser um exemplo de como o imperialismo sabe ganhar com a desunião dos povos.». As voltas que o mundo dá.
(sonegado ao Hoje Há Conquilhas)
Chavez acha que os Simpsons são má influência para as criancinhas e vai daí trocou-os pelo Baywatch
"a selecção de Scolari vai ficar imediatamente eliminada na primeira fase do torneio; mas sairá do grupo A, o de Portugal, o futuro campeão europeu de futebol - a República Checa, que bate na final a Itália." (dn)
A previsão é da UBS, banco que foi record em prejuízos no ano que passou.
Fico bastante mais descansado.
Cresce o número de personalidades de estado que prometem uma acção contra a ocupação e tirania chinesa contra o Tibet, bem como a defesa dos direitos humanos. Depois dos inúmeros protestos e manifestações que têm acompanhado a tocha olímpica e as recusas de sucessivos chefes de Estado para a cerimónia de abertura (hipócritamente por «problemas de agenda») , vemos que após a recusa da Senhora Angela Merkel, chegou a vez de Gordon Brown a afirmar que também não estará presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. E Sarkozy poderá ser o próximo...
Estamos a assistir a uma derrota para a ditadura comunista e um desastre para a sua imagem.
Pessoalmente acredito que o boicote em si aos jogos é um erro. Esta é uma grande oportunidade do Ocidente Democrático e Livre poder penetrar na nefasta ditadura comunista chinesa. Já imaginaram os milhares de ocidentais a percorrerem de forma mais ou menos livre as ruas, lugares e cidades chinesas e perceber a verdadeira realidade do "sucesso" chinês? Já imaginaram a quantidade de atletas que certamente não deixarão de aproveitar as oportunidades que em competição, quer nas conferências de imprensa para manifestarem o seu apoio à causa da democracia no país e à liberdade do Tibet?
O jornalista Manuel Dias, de 73 anos, morreu no Hospital Santo António, vitimado por um cancro no fígado. Curiosamente, estava a acompanhado por Isabel Pedroto, filha do ex-treinador do FC Porto José Maria Pedroto.
Manuel Artur dos Santos Dias nasceu em 19 de Julho de 1934, na freguesia da Vitória, no Porto, tendo iniciado a carreira jornalística em 1965 no jornal 'Primeiro de Janeiro'.
Manuel Dias foi autor de uma vasta bibliografia sobre o nosso clube do coração, o FC Porto, nomeadamente:
F. C. Porto - 100 Anos de História
F. C. Porto - 15º Título - A Consagração de Domingos
F. C. Porto - A Década de Ouro
F. C. Porto - Azul é a Cor da Vitória
F. C. Porto - Campeão dos Campeões
F. C. Porto - Conjunto de 3 Álbuns
F. C. Porto - O Dragão Soma e Segue
F. C. Porto - Os Dragões de Mister Robson
F. C. Porto - Tetracampeão ou o Vício de Ganhar
F. C. Porto - Tricampeão Histórico no Património da Cidade
Já sabíamos da orquestração literária da sra. d. Carolina, mas esta vem confirmar o que suspeitavamos:
Para efectuar as análises técnicas aos jogos, o Ministério Público recorreu a três ex-árbitros internacionais – Vítor Pereira, Jorge Coroado e Adelino Antunes – todos, evidentemente, pertencentes à Associação de Futebol de Lisboa, porque toda a gente sabe que os únicos árbitros honestos e isentos são de Lisboa e, vá lá, alguns de Setúbal e Santarém...
Adelino Antunes tem 75 anos, está ligado à arbitragem há cerca de 53 anos, foi árbitro internacional até 1976 e, depois de abandonar a actividade, foi monitor, dirigente do Conselho de Arbitragem da AF Lisboa, membro da Comissão Técnica da FPF e da Liga e actualmente faz parte da Comissão de Análise da FPF.
No dia 31/03/2008, em pleno Tribunal de Gondomar, Adelino Antunes fez algumas declarações interessantes.
Por exemplo, que as análises efectuadas juntamente com Vítor Pereira e Jorge Coroado não foram consensuais relativamente a várias jogadas das 63 filmagens de jogos observadas.
Quem diria? E eu que pensava que nestas coisas do futebol era tudo tão claro, objectivo e inquestionável.
Afinal, vendo e revendo os lances na televisão, três ex-árbitros de Lisboa nem sempre estiveram de acordo... imaginem se tivessem que decidir, em fracções de segundo, dentro do campo!
Outra afirmação interessante foi que as peritagens tinham sido efectuadas nas instalações da Associação de Futebol de Lisboa, num écran gigante, o que facilitou bastante o visionamento dos lances.
Nas instalações da Associação de Futebol de Lisboa?!
Não arranjaram um sítio melhor, mais apropriado ao objectivo pretendido?
Sei lá, por exemplo o estádio da Luz. Tenho a certeza que no “ninho das águias” tinham visto as imagens de forma muito mais “clara” e consensual...
Mas a melhor afirmação de todas, do depoimento prestado em Tribunal, foi relativa ao célebre jogo entre o FC Porto e o E. Amadora e a um diálogo mantido com inspectores da Polícia Judiciária (PJ).
Afirmou Adelino Antunes: “Uma vez disseram-nos [inspector da PJ] que não tínhamos analisado dois fora-de-jogo do FC Porto-Estrela da Amadora. Eram dois golos que ele [inspector da PJ] considerou ter sido alcançados em fora-de-jogo no FC Porto-Estrela. Nós [o trio de peritos] voltámos a ver o jogo e concluímos que os lances eram legais e foram bem decididos pelo árbitro Jacinto Paixão”.
Como? Importa-se de repetir?
Então um senhor inspector da PJ queria que os peritos dissessem que os golos do FC Porto tinham sido obtidos em fora-de-jogo?!!!
Porque será?
Talvez a chefe da equipa especial – Maria José Morgado – nos possa e queira explicar...
Enfim, é mais um facto, a juntar a tantos outros, que demonstra a forma como a equipa do Ministério Público / Polícia Judiciária conduziu as chamadas investigações do processo Apito Dourado.
O 3º Exército norte-americano liberta o campo de concentração de Buchenwald
Buchenwald foi um campo de concentração Nazi construído na colina de Ettersberg, próximo de Weimar, no actual estado do leste da Alemanha chamado Turíngia (Thüringen), em Julho de 1937. O primeiro comandante do campo foi Karl Otto Koch, cuja segunda mulher Ilse ficou conhecida como "A bruxa de Buchenwald" (Die Hexe von Buchenwald), uma das figuras mais cruéis do Holocausto.
Matanças massivas de prisioneiros de guerra tiveram lugar no campo e muitos prisioneiros morreram como resultado de experiências médicas ou foram vítimas de actos perpetrados pelas SS. O campo foi também local do teste ilegal em grande escala de vacinas contra a epidemia do tifo em 1942 e 1943, ministradas a 729 prisioneiros, dos quais 280 morreram em resultado.
Devido à resistência que resultou das experiências em barracões onde os prisioneiros viviam lado a lado em pouco espaço, o vírus que se desenvolveu no Bloco matou mais pessoas e infectou mais longamente do que o tifo normal.
O campo foi em grande parte evacuado pelos Nazis à medida que as tropas aliadas se aproximavam e foi finalmente libertado pelas tropas do 3° Exército americano em 11 de Abril de 1945, tendo havido resistência mínima.
Wikipedia.
Mais aqui.
O president Harry S. Truman destitui o General Douglas MacArthur do comando na Coreia.
"Cinco anos depois de derrotar a Alemanha, os ex-aliados Estados Unidos e União Soviética meteram-se num conflito armado pelo controle da Coréia, que deixou cerca de 3,5 milhões de mortos, uma ameaça de guerra nuclear e, ao final, um sensível aumento nas hostilidades entre as duas potências. A península da Coréia se dividia em dois Estados: a República da Coréia, capitalista, no sul, e a República Popular Democrática da Coréia, comunista, no norte. Em julho de 1950, o exército norte-coreano cruzou a fronteira e tomou Seul, a capital da Coréia do Sul. A ONU condenou o ataque e enviou forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, um herói da guerra contra os japoneses, para expulsar os invasores. Após cinco dias de guerra, os 70 mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos 140 mil soldados das Nações Unidas e Seul é libertada.
O general MacArthur parte com as forças internacionais para a capital da Coréia do Norte, Piongiang, mas a China de Mao Tse-Tung reage, enviando 300 mil soldados para a Coréia do Norte. As forças da ONU são expulsas. MacArthur insistiu na ampliação do conflito: pediu um ataque nuclear à China. Naquele tempo, o controle das armas não era atribuição exclusiva do presidente, e durante algumas semanas, muita gente acreditou que MacArthur iria atacar a China. As intenções do general repercutem em Moscovo, e para acalmar os ânimos soviéticos, o presidente Harry Truman repreendeu publicamente o general. Mas MacArthur não se deu por vencido e enviou cartas aos congressistas americanos debochando do recuo frente ao avanço comunista. Antes que a situação saísse de controle, no entanto, Truman substituiu MacArthur pelo General Ridway, que iniciou as negociações de paz que resultaram num acordo assinado em 1953."
Texto completo.
Inicia-se o processo contra Galileu. Em 22 de junho, o cientista é obrigado a abjurar suas convicções. Condenado à cárcere privado, vai para Arcetri e retoma seus estudos de mecânica.
Físico, Matemático e astrônomo Italiano, Galileu Galilei (1564-1642) descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Por pouco Galileo não seguiu a carreira artística. Um de seus primeiros mestres, d. Orazio Morandi, tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com Michelângelo (que havia morrido três dias depois de seu nascimento). Seu pai queria que fosse médico, então desembarcou no porto de Pisa para seguir essa profissão. Mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores).
Aristóteles era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileu. Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. A partir de um folheto construiu a primeira luneta astronômica em Veneza. Fez observações da Via Láctea a partir de 1610 que o levaram a adotar o sistema de Copérnico. Pressionado pela Igreja, foi para Florença, aonde concluiu com seus estudos que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, essa girava ao redor dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo no tribunal. Colocou em discussão muitas idéias do filósofo grego Aristóteles, entre elas o fato de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na torre de Pisa e lançado dois objetos do alto. Essa história nunca foi confirmada, mas Galileu provou que objetos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e com tudo ela se move ". Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo,decidiu pela sua absolvição.
Principais Realizações
A Luneta Astronômica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, e, principalmente, os planetas ainda não conhecidos.
A balança hidrostática
O compasso geométrico e militar
Foi o primeiro a contestar as idéias de Aristóteles
Descobriu que a massa não influi na velocidade da queda.
Mais no Wikipedia.
Santa Filomena é uma das "ilhas" do crime da Amadora. Entrar ou tentar a aproximação fora de um determinado horário é como pedir para ser roubado e, muitas vezes, agredido. Os dois agentes da PSP foram mortos mesmo aqui ao lado. Ainda é cedo, mas nos acessos ao Casal de Santa Filomena, bairro degradado da Amadora vizinho do bar às portas do qual foram abatidos dois polícias no último fim-de-semana, já há mulheres na rua a vender peixe em alguidares. Adultos deixam, apressados, as barracas e encaminham-se para a estação ferroviária. Vão trabalhar nas obras e nas limpezas. Três horas mais tarde, as peixeiras, enxotando as moscas, ainda tentam despachar o resto do pescado. Encostados às paredes, grupos de jovens perfilam-se como se fizessem guarda ao bairro. A partir desse momento torna-se perigoso, para quem é de fora, tentar entrar ou mesmo circular nas imediações.
Publicado no excelente Pobo do Norte: o pobo mais forte
Sou um adeto perentorio de estorias de ratos e patos.
Para aí! mas que fatos excecionais!
Hei de ir ao Egito ratar um cagado!
Prefiro o Português(PT)...
Sou um adepto peremptório de histórias de raptos e pactos.
Pára aí! mas que factos excepcionais!
Hei-de ir ao Egipto raptar um cágado.
A constatação do facto surgiu na voz de Jorge Coroado, como se sabe, um árbitro que "ama" o FC Porto. Disse ele que, num Benfica-FC Porto prejudicou o FC Porto, num célebre vôo de Poborsky sobre o Vítor Baía (quem não se lembra?) que ele transformou em penalti. O que vale é que os árbitros são humanos.
«Vinha em recuperação. Puni o guarda-redes Vítor Baía com o cartão amarelo, mas quando cheguei ao meu assistente ele disse que se tinha enganado e não tinha havido infracção, era ao contrário, e não voltei atrás na minha decisão»