Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um livro para meditar


HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA TUA VIDA. FELICIDADES.


"Por vezes tem-se dificuldade em lidar com a «idade», em aceitar que a vida tem um principio e um fim, que houve um Tempo que, inexoravelmente, passou e essa dificuldade tornar-se-á, ainda, mais difícil de superar quando acompanhada do sentimento frustrante de que coisas houve que se poderia ter sido/vivido e não se foi/viveu, tantas vezes mais por culpa/inércia própria, do que por causa dos outros ou de falta de sorte na vida.

E nesses momentos de confronto com a «idade», ocorram eles mais cedo ou mais tarde, nesta ou naquela circunstância, em vez de se ter a única atitude sensata de se cantar com Sérgio Godinho «hoje é o primeiro dia do resto da minha vida» e viver-se em conformidade, mergulha-se num exercício de nostalgia do passado e de exorcismo/vingança da «idade» que curvará, em que tudo nesse passado terá passado a ser bom, mesmo que na altura, assim, não tivesse sido sentido, ao contrário do presente.

Talvez isso explique, pelo menos, em parte, o «alarido» que a recusa de uma adolescente em se ver despojada do seu telemóvel por parte da professora provocou.

Ontem haveria respeito pelos professores, autoridade, etc., era-se outra juventude, com valores, mais sadia… hoje não será assim, «rasca», violenta…

Tal como já no tempo dos Beatles outros mais «velhos» que os «velhos» que, entretanto, passaram a ser, acusavam estes, por usarem cabelos compridos, de «maricas», em oposição aos «homens» que eles teriam sido!

-
LUÍS GANHÃO ADVOGADO
-
Em tempo:
"Este livro teve início quando eu me separei, nos meus exatos 40 anos. Aí tive de "nascer de novo". Com muita luta e obstinação , todas as conquistas vieram como que premiando o esforço da fé. Diário de um homem de meia-idade revela, em si, as atitudes típicas e divertidas do macho desta faixa etária. Do pai de imensurável paixão pelas filhas. Da dificuldade para se tornar um atleta na idade tardia. Das alegrias e conflitos do médico diante do paciente. Da intensa indignação diante de roubos: ao tesouro, no berçario, até a nossa dignidade. Mais que tudo isso, este diário relata a crença e a prática de valores familiares, como trabalho duro, integridade, sacrificio e honra, tão carentes na nossa elite. Que ninguém pense em encontrar nele uma auto-ajuda instantânea ou uma maneira fácil de ganhar dinheiro. Este livro, ora de maneira dramática, ora de maneira bem-humorada, foi feito para tocar as emoções de cada um e levar o leitor à reflexão interior de sua própria vida. - Solimar Moisés.