Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Temos que o afastar: O medo

A expressão MEDO é muito ouvida nos tempos que correm.
Medo do futuro, medo do presente, medo, medo...
O Medo é o último Inimigo do Evangelho.
E os gritos do Medo, dentro do nosso peito, às vezes lutam contra os sussurros do Espírito de Deus…
O Medo manifesta-se na falta de Confiança. Não é difícil compreender… Quando Jesus diz “Quem deixar tudo para me seguir receberá cem vezes mais daquilo que deixa e, depois, a confirmação eterna da Vida”, nós não conseguimos dar-lhe crédito à primeira. Temos que treinar-nos muito para acreditarmos em Jesus! Normalmente não pensamos nisto… “Quando a esmola é grande, o pobre desconfia!” É um pouco nesta lógica que o nosso Coração às vezes se embrulha, porque a Confiança exige-nos um trabalho de treino muito persistente. Sem ele, somos desconfiados…

E Jesus não nos dá outra garantia para além da sua Palavra! É ele quem o diz, e isso tem que nos bastar. Mas estamos num mundo em que a palavra já não basta… A palavra não serve de garantia de nada. A gente precisa de assinaturas, coisas “pré-datadas”, adiantamentos, pagamento de sinal, etc. E é tramado com Jesus não podermos fazer o mesmo! Temos que fiar-nos de uma Palavra, só porque foi ele a dizê-la, para nos arriscarmos radicalmente por caminhos de Evangelho que às vezes nos implicam mudanças, surpresas e rupturas.

Se o fazemos, vamos percebendo que
Jesus repete no nosso íntimo o que ele tanto gostava de dizer: “A tua Fé te salvou… A tua Fé te salvou… A tua Fé te salvou…”

Porque a Fé é a vitória sobre o Medo, a passagem da fronteira da desconfiança.

É a experiencia mais definitiva da nossa Vida, descobrirmos a quem entregar a nossa Fé. Encontramos em que confiar e a quem confiar-se totalmente, sem reservas. É uma experiência salvadora! A quem entregar a nossa Fé… é uma realidade tão profunda, esta.
A quem entregar-se para além do Medo de ser julgado, usado ou enganado. Despir-se e colocar-se sereno nas mãos de outro. A quem entregar a nossa Fé…

…e lembro-me do Pedro: “Oh, Senhor, a quem iremos?! A quem iremos?!”

Livra-nos do Medo, Jesus Ressuscitado!
Livra-nos de todas as formas de que o Medo se reveste
para nos fazer mais pequenos, pobres e tristes.
Tu que és o Vitorioso sobre o Medo, o Pecado e a Morte…
A quem iremos, Senhor?! A quem iremos?!

0 comentários: