Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Missão Férias@Porto foi eleito o melhor campo de férias do ano 2019

O programa de férias organizado pelo Município do Porto foi reconhecido como "Campo de Férias do Ano 2019". A entrega do galardão aconteceu (…) em Vila Franca de Xira, no âmbito do XII Seminário "Municípios Amigos do Desporto".

Reconhecidos em 2017 com o Certificado de Qualidade atribuído pela APCER, os campos de férias promovidos pelo Município do Porto foram agora distinguidos pela rede de Municípios Amigos do Desporto com o galardão "Campo de Férias do Ano 2019". 

A distinção surge logo na primeira vez em que o Município do Porto submete uma candidatura ao programa desenvolvido desde 2016 pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e pela plataforma Cidade Social

O prémio, que enaltece a qualidade dos campos de férias dinamizados pela Câmara do Porto e o grau de satisfação dos seus participantes, é entregue nesta sexta-feira, em Vila Franca de Xira, durante o XI Seminário "Municípios Amigos do Desporto".

Realizada duas vezes por ano, nas pausas escolares da Páscoa (2 semanas) e do Verão (10 semanas), a Missão Férias@Porto é integralmente planeada e organizada pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, e dirigida a crianças e jovens, residentes ou não na cidade do Porto, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.

A iniciativa visa a ocupação dos tempos livres, o convívio e a integração social dos participantes, através de um programa diversificado que inclui mais de 40 actividades de âmbito desporto, recreativo e cultural, devidamente acompanhadas e enquadradas por uma equipa de técnicos especializados.

Promover o espírito de iniciativa, a capacidade criativa e crítica e a realização pessoal dos participantes são alguns dos objectivos do programa, que acontece todos os anos desde 2010, então com polo único localizado no Complexo Desportivo do Monte Aventino.


Desde a criação do programa, o número de participantes tem crescido de forma constante e sustentada, tendo atingido o recorde de 2.506 inscritos em 2019.

Para responder a este crescimento, foram acrescentados mais dois polos, nomeadamente o Pavilhão do Viso, em 2017, e o Pavilhão Irene Lisboa, em 2019. Já no próximo ano, será inaugurado um quarto polo, em local ainda a definir, mas que estará situado na zona ocidental da cidade.

Cada polo é composto por quatro turmas de 24 alunos, cada uma delas acompanhadas por dois professores de Educação Física e um grupo de voluntários. Os polos funcionam como base de receção e entrega das crianças e jovens, sendo o programa de atividades idêntico nos vários polos.

Aproveitando as infraestruturas e serviços em funcionamento, os almoços são fornecidos por uma empresa especializada e o menu semanal é preparado por um nutricionista. No desenvolvimento do programa, estão envolvidos três coordenadores, 36 professores e cerca de 20 voluntários.

O Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos. São ainda disponibilizadas 80 inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados por IPSS da cidade do Porto.

Além do prémio que reconhece a Missão Férias@Porto como "Campo de Férias do Ano 2019", a Câmara do Porto e a empresa municipal Ágora recebem também na cerimónia de hoje o galardão de "Município Amigo do Desporto", como reconhecimento pelas boas práticas e resultados obtidos no desenvolvimento dos seus programas desportivos. 

0 comentários: