Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

De Espanha, nem bom vento nem bom ... lixo

Fitch corta classificação de Espanha para "lixo"

A agência de notação Fitch acaba de anunciar um corte no "rating" de Espanha de A para BBB, uma descida de três escalões, que coloca o país como 'lixo'. (via JN)
Por causa disto, Bruxelas admite que Portugal pode acabar por ser atingido pela crise do sector bancário espanhol. O porta-voz do executivo comunitário para os Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj, assume a possibilidade de contágio.
Sem esconder a preocupação, o porta voz do executivo comunitário para os Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj, afirma que Portugal tem todo interesse que seja encontrada uma solução para o sector bancário espanhol e não afasta a possibilidade de Portugal vir a sofrer um contágio, perante as fragilidades da economia espanhola.
«Esperamos uma recessão este ano e no próximo se não houver mudanças nas políticas económicas, que devem acontecer em Espanha. Isto tem, sem dúvida um impacto na economia portuguesa, tendo em conta os laços estreito com a economia espanhola», admitiu.
No entanto, Altafaj acredita que a solução encontrada para o sector bancário em Espanha, também benefícios a Portugal.
«Portugal tem um interesse objetivo que as dúvidas sobre a saúde do sistema bancário espanhol sejam dissipadas e ao mesmo tempo que as reformas em Espanha sejam levadas a cabo para potenciar o crescimento, que está em declínio. É claro que a solução das fragilidades do sector bancário também levarão benefícios ao sector bancário português», afirmou.
O porta-voz afasta qualquer a possibilidade de no futuro de Portugal vir a precisar de um resgate do sector bancário, semelhante ao que está a acontecer em Espanha.
(via João Francisco Guerreiro - TSF)







0 comentários: