Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Azul profundamente pálido



Hoje ocorreu o jogo de apresentação aos sócios do FCPorto.
Noutras épocas era o jogo da cereja em cima do bolo. Embora nos últimos tempos assim não tenha sido, houve uma década em que Pinto da Costa aproveitava este jogo para abrir os cordões à bolsa e tirar da cartola um craque. Longe vão esses tempos.
Nos dias que correm, para além de não haver liquidez, o Clube (ou devo chamar-lhe com propriedade, diga-se, a SAD) debate-se com o eterno pesadelo das pré-épocas. Com o mercado aberto, há os que querem sair para ganhar mais dinheiro (que não mais títulos), há os que acham que tem um valor galático e "merecem"  ir para ligas mais competitivas e há os que não valendo grande coisa oneram a folha de salários de forma inacreditável, fruto, hoje em dia, da "visão" comissionista de algum marmelo da administração da SAD. Há pois, a necessidade de, por um lado fazer dinheiro com uma ou duas transferências, e por outro libertar um ou dois (ou mais) pesos mortos, sempre tentando manter a equipa equilibrada e competitiva.
Para além disso, o mercado está meio estagnado, à espera do prazo limite de inscrições para que alguns tubarões comprem a preço de saldo aquilo que as cláusulas de rescisão impedem, jogando com a tal necessidade de dinheiro por parte de clubes como o FCPorto...
Eu detesto esta época no futebol. A incerteza é enorme (alguém podia ter a iniciativa de propor baixar as datas das inscrições, evitando esta angústia aos adeptos e a alguns clubes) e os plantéis nunca estão fechados...
Para além disso, no FCPorto há os jogadores internacionais:  com os Jogos Olímpicos, alguns dos atletas (Hulk, Danilo e Sandro) mantêm-se naquela competição e fora dos treinos. Já se sabe que para além desta competição, logo a seguir estão convocados para aqueles joguinhos particulares de selecção, em que as federações mamam e os clubes pagam. No FCPorto, para além destes, temos a notícia da convocatória dos colombianos e nem sei se fica por aqui... Ou seja, é quase impossível ter uma equipa firme e minimamente rotinada e preparada para o início do campeonato. Uma trampa, portanto.
Mas, olhando para o que a casa tem à disposição neste momento, estou a começar a ficar farto disto:
  • ITURBE: vale ou não vale? Será que a novela se vai arrastar mais uma época?
  • ÁLVARO PEREIRA: que trampa é esta? Sai ou não sai? Porque não pode jogar sequer?

Por outro lado, aqueles defesas laterais dão-me um desconforto muito grande para a próxima época. Os que fazem a posição nos jogos-treino não valem a ponta de um corno!
Dos avançados, a girafa colombiana, sinceramente ainda não me convenceu (nem marcou qualquer golo) e os outros, o Kleber continua imberbe e sem categoria para o nosso emblema, e o austríaco está a jogar na enfermaria. Uma nulidade, portanto, à semelhança da pretérita época.
No meio campo, com mais ou menos Moutinho, Fernando, Lucho e o belga Defour a coisa pode compor-se...
Os outros da frente, James está a fazer um pré-época dececpionante, e há aqueles moços que estavam a estagiar no Rio Ave, completamente puros mas imberbes (e deixem que lhes diga, com este matreco de Espinho, não passarão a diamantes...). 
Concluindo, não estou nada satisfeito: o jogo de apresentação de hoje foi, penso, um dos piores que tenho memória em mais de 30 anos de sócio. Uma miséria. Lembram-se de quantas oportunidades de golo? Pois é, o futebol são golos e hoje foi uma miséria total... E depois sem garra, táctica e sem alegria. Que miserável jogo!
Alarmismos, pessimismos e derrotismos? Ainda é cedo, mas a coisa fede. Aguardemos.

2 comentários:

Está dado o lamiré, dado o arranque da nova época com a festiva apresentação da equipa principal de futebol do F. C. do Porto.
Não deve haver Portista que não tenha tido sua atenção no que se passou na noite deste sábado, em pleno Estádio do Dragão. Quer os que estiveram, fisicamente presentes, como todos os outros, mais até em sentimento comum, como todos sentiram por certo o pontapé de saída para a nova época, com esperanças que seja mesmo rumo à conquista de mais um título, desta feita outro Tri-campeonato consecutivo.
Em noite que meteu dança do Dragão, antecedendo o jogo do programa, enquanto o desafio jogado no relvado não tenha sido ao ritmo de baile, tendo acabado com um nulo no marcador pouco atraente, decorreu numa cadência interessante a festa a estreia dos novos equipamentos para a temporada 2012/13 – cuja figuração será a partir de agora a que nos enche os olhos (pese o desvirtuamento da tradição, como vem acontecendo desde a entrada da SAD e a ligação do clube com a marca de equipamentos que não sabe respeitar a história…); pois esses equipamentos, como tal, serão os que vão representar o clube e importa, sobretudo, que sejam também paradigma de vitória…

Memória Portista
http://memoriaporto.blogspot.pt/

 

Bom dia

Numa bonita festa de apresentação do FC Porto aos seus adeptos e associados, só faltaram mesmo os golos para encher de alegria a massa adepta que acorreu em grande número ao Dragão. Não houve ópera, mas também não há motivos para começar já a deitar abaixo o treinador, como já li em alguns espaços.
Atsu um menino que com humildade vai ganhando o seu espaço no plantel, e quiçá no onze, encanta as bancadas com pormenores deliciosos. É um desequilibrador, drible curto e rápido, muito difícil de travar pelos adversários.
Iturbe por seu turno, perde espaço. Tem de ter mais tolinha e humildade. As
redes sociais não são a solução, ou quere ser artista de cinema/protagonista ou futebolista. Decide-te. Ainda antes do jogo, aos invés de estar concentrado, o argentino partilhava no Twitter uma fotografia em que se via a camisola do equipamento alternativo do FC Porto, uma fotografia do seu armário no balneário do Estádio do Dragão que permitia ainda perceber que Iturbe será o número 7 esta época. Na casa do FC Porto isto é intolerável, não cumpriu o livro das regras e foi castigado...entrou a um minuto dos 90.
VP este ano dispõe de um plantel que lhe permite ser tricampeão e ir bem longe na Champions.
Basta serenidade, humildade, carácter, mística ... SER PORTO!

Abraço e bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt