Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Plataforma Logística de Leixões pode arrancar

Luz Verde do Tribunal de Contas

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões vai iniciar em breve as obras de construção do pólo 1 da futura Plataforma Logística de Leixões. O Tribunal de Contas autorizou a adjudicação da empreitada pelo valor de 10,5 milhões de euros à empresa Gabriel Couto.

A APDL lançou ainda o Concurso para a Empreitada de Construção de duas naves logísticas, totalizando 20.000 m2 de área coberta, no Pólo 2, tendo como preço-base 11,5 milhões de euros.

Por falta de espaço disponível, a Plataforma Logística de Leixões obedecerá a um modelo polinucleado e irá ficar localizada junto ao porto de Leixões, com acesso através da VILPL (Via Interior de Ligação ao Porto de Leixões). Ocupando uma área total de 60 hectares ficará distribuída por dois pólos: o Pólo 1, adjacente aos silos agro-alimentares do porto de Leixões próximo da área portuária, proporcionará uma localização privilegiada para actividades portuárias de segunda linha (armazenagem e des/consolidação de cargas); o Pólo 2, junto ao nó com a Via Regional Interior (VRI), constituirá uma plataforma excelente quer para tráfegos portuários, quer para as atividades logísticas de apoio ao consumo na Área Metropolitana do Porto.

Pela sua relevância económica, o projecto da Plataforma Logística de Leixões é apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, no que diz respeito ao Pólo 1, e os acessos aos dois pólos conta com a comparticipação do POVT – Programa Operacional de Valorização do Território.

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