Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A semana em que o Porto é a capital europeia do design está aí!

Entre os dias 23 e 28 de Maio, o Porto está transformado na capital europeia do Design, acolhendo uma série de iniciativas incluídas no programa dos European Design Awards 2017. O ponto alto será a cerimónia de entrega dos prémios que distinguem os melhores exemplos de comunicação na Europa, a 27 de maio, no Teatro Rivoli. O programa dos European Design Awards arrancaram na terça-feira, 23 de Maio, com a abertura de uma exposição do projecto Two Pages no sétimo piso do Silo Auto. Os estudantes têm entrada a preço simbólico.


No ano em que celebra a sua décima edição, a cerimónia de entrega dos European Design Awards será pela primeira vez realizada no Porto, a 27 de Maio, sob o tema "Celebrating Creative Excellence". 

Depois de já ter passado por cidades como Viena, Istambul, Colónia, Helsínquia, Roterdão, Estocolmo, Zurique ou Atenas, a cerimónia deste ano terá por palco o Teatro Rivoli. Em 2015, em Istambul, a marca Porto. foi premiada com um duplo ouro em "Branding Implementation" e "Best of Show", tendo então crescido a ideia de realizar no Porto o evento, em 2017. Em 2016, Demetrios Fakinos, o grego que lidera a organização, anunciou que o Porto tinha sido a cidade escolhida, apesar da competição de Milão e Atenas.

O evento vai distinguir os melhores exemplos de design de comunicação na Europa em mais de 30 categorias a concurso. Além da cerimónia, que trará ao Porto os mais reconhecidos designers, estúdios e agências de todo o continente europeu, a cidade será ainda palco de conferências, exposições, workshops e visitas guiadas a estúdios, que ajudarão a compreender e a debater melhor o papel do design na vida dos cidadãos.


EXPOSIÇÃO NO SILO AUTO ABRIU O PROGRAMA NA TERÇA-FEIRA PASSADA

O programa dos ED Awards arrancou na terça-feira, 23 de Maio, às 16 horas, com a abertura da exposição do projeto Two Pages, no sétimo piso do parque de estacionamento do Silo Auto.

A mostra, intitulada precisamente "Two Pages", apresentará uma seleção de 112 spreads que abarcam diferentes abordagens que vão desde o desenho/esboço, à ilustração, fotografia e design. 

Lançado em 2012 pelos designers Konstantinos Trichas e Dionysis Livanis, o projecto Two Pages teve já o contributo de mais de 450 artistas de todo o mundo, incluindo um núcleo activo sediado no Porto. Esta corrente colaborativa, aberta a novos talentos, tem por base a criação de sketchbooks com as mais diversas tendências no campo da comunicação visual.

A par da exposição, que ficará patente no Silo Auto até domingo 28 de Maio, Konstantinos Trichas (designer) e Dionysis Livanis (artistas plástico e designer) promovem no mesmo espaço um workshop sobre a linguagem visual e a cultura urbana do Porto, hoje, quinta-feira, 25 de Maio, entre as 12 e as 16 horas. Embora de acesso gratuito, a participação no workshop requer inscrição online.

WORKSHOP DO COLETIVO POST EADY NO PALÁCIO DOS CORREIOS

Também hoje, quinta-feira, 25 de Maio, a partir das 14 horas, o terceiro piso do Palácio dos Correios, ao lado do edifício da Câmara do Porto, acolhe um outro workshop, este promovido pelo coletivo Post Eady e com a designação "A Tumblr Manifesto: The Critical Intentions of the Interface Deco". 

O objectivo deste workshop é proporcionar aos participantes uma perspectiva das várias correntes do Design Gráfico enquanto disciplina. A participação no workshop também é gratuita, mas requer inscrição obrigatória para o email: posteadyevents@gmail.com ou através desta ligação.

TRÊS VISITAS GUIADAS A ESTÚDIOS DE DESIGN

No dia seguinte, sexta-feira, 26 de Maio, o programa paralelo dos ED Awards prossegue da parte da tarde, convidando os participantes do festival a conhecerem o ambiente criativo do Porto através de três visitas guiadas a estúdios de design sedeados na Baixa do Porto e em Matosinhos.

Os estúdios convidados a integrarem estes roteiros vão expor o seu trabalho, discutir os seus desafios, as suas soluções e a sua metodologia, interagindo e partilhando opiniões e experiências com os participantes (20 por cada passeio). A inscrição tem um custo de nove euros.

RIVOLI ACOLHE CONFERÊNCIA E CERIMÓNIA NO SÁBADO

No sábado, 27 de Maio, as atenções voltam-se para o Teatro Rivoli, onde a partir das 14h30 decorrerá a conferência principal do certame. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios, às 18,30 horas, também no auditório principal do Rivoli.

A partir das 23 horas, há uma festa no último piso Edifício dos Correios, em simultâneo com a pré-abertura da exposição "Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto", que coloca em destaque a identidade gráfica da cidade, vencedora em 2015 de dois ED Awards.

DESCONTO ESPECIAL PARA ESTUDANTES

Na sua estreia no Porto, o festival vai oferecer condições especiais aos estudantes, que poderão assistir a todo o programa previsto para o Teatro Rivoli: conferência e cerimónia de entrega de prémios. O bilhete tem um preço simbólico de cinco euros, podendo ser adquirido até ao dia do festival nas bilheteiras do Rivoli.

O bilhete dá ainda acesso gratuito à festa que terá lugar ao final da noite de sábado no sétimo piso do Palácio dos Correios.

Os restantes bilhetes estão à venda online.

0 comentários: