Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Neymar Jr`s Five: Tripeiros 1893 vencem Final Nacional pela segunda vez consecutiva


Equipas de todo o país disputaram no último sábado, 29 Abril, em lisboa, a Final Nacional do Neymar Jr’s Five de 2017. Um momento que mostrou bem toda a dinâmica daquele que é já o maior torneio de futebol de cinco do Mundo. Vestidos de azul e branco, os “Tripeiros 1893” renovaram o título e garantiram a sua segunda presença na Final Mundial do Brasil, onde prometem lutar por um lugar acima do Top 16. 

Tendo como cenário a emblemática Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, a Final Nacional do Neymar Jr’s Five reuniu (...) 16 equipas de todo o país. Portugal voltou a fazer parte de uma dinâmica única, ao participar pelo segundo ano consecutivo naquele que é já considerado o maior torneio de futebol de cinco do mundo: com 419 etapas de qualificação disputadas até ao momento em 53 países – chegando ao impressionante número de 60.504 jogadores de 16.017 equipas.

O torneio criado pela estrela do Barcelona - Neymar - percorreu o país em busca dos melhores talentos. As 16 equipas apuradas nas qualificações de lisboa, Leiria, Vila Nova de Gaia, Viseu, Évora e Faro – incluindo duas formações “wildcard” dos parceiros My Indoor e Dream Football de Luís Figo – receberam luz verde para viajar até à Final Nacional.

A acção aqueceu com a fase de grupos e foi subindo de tom até ao momento alto do dia, que opôs na grande final os Campeões Nacionais do ano passado - “Tripeiros 1893” (Porto) - aos “Pupilos da Madragoa” (lisboa). Envergando um equipamento azul e branco em homenagem ao seu clube de eleição – o FCP – o colectivo de estudantes de engenharia da Universidade do Porto acabou por vencer por duas bolas a zero, carimbando deste modo o passaporte para mais uma Final Mundial do Neymar Jr’s Five.

Com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos, os “Tripeiros 1893” destacaram no final a subida de nível do torneio: «Este ano a qualidade das equipas e a competitividade subiram muito. Renovar o título e conseguir uma vez mais carimbar o passaporte para o Brasil foi uma tarefa muito dura.»

Quanto à Final Mundial, a equipa mostra-se ambiciosa: «Quando entramos numa competição queremos sempre vencer e o Brasil não é exceção. Mas, vamos com calma... Primeiro vamos lutar por superar o resultado do ano passado e ir além do Top 16.»

Propondo uma nova forma de jogar futebol de cinco, o Neymar Jr’s Five é aberto a equipas de cinco elementos (que podem ter dois suplentes), sem distinção de sexos, com jogadores de idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos e 2 jogadores podem ter mais de 25 anos. As regras são inovadoras, a começar pela ausência do tradicional guarda redes. As partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que uma formação marcar um golo é automaticamente eliminado um elemento da equipa adversária, o que pode ditar o apito final ainda antes dos dez minutos regulamentares.

A Final Mundial reúne no dia 8 de Julho equipas de 53 países no Instituto Projecto Neymar Jr, em Praia Grande, no estado de São Paulo, no Brasil. O prémio para a equipa vencedora é uma experiência em Camp Nou, com a oportunidade de assistir a uma partida do Barcelona a convite de Neymar. [daqui]

1 comentários:

Les traits principaux de Neymar sont sa créativité, sa vision, son dépassement, sa finition, ses dribbles, ses feintes et sa technique, étant décrits à la fois comme «électriques» et «explosifs».