Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O reino encantado do P.N. da Peneda-Gerês... o Rio Laboreiro …

Poucos são os que nunca tiveram uma oportunidade de alcançar a felicidade e menos ainda os que aproveitaram essa oportunidade.” - André Maurois

foto de Daniel Jorge

Após cruzar Castro Laboreiro e depois a “Ponte Velha” ou “Ponte dos Mouros” a saída da aldeia, o rio precipita-se em várias quedas de água e o seu curso é acompanhado por velhos moinhos que em tempos idos aproveitavam a força das suas aguas para moer os cereais.
O rio Castro Laboreiro, ou simplesmente Laboreiro, nasce no planalto de Castro Laboreiro, na vertente oeste da Serra do Laboreiro, a cerca a 3 km a Leste da Branda de Portos. No seu percurso inicial também é designado pelo nome local, “Corga do Gafo”. Ao inflectir para sul, marca os limites entre as serras da Peneda e do Laboreiro. No seu troço final, de cerca de 14 km, marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Indo desaguar no rio Lima, junto à povoação do Lindoso.
(42° 1'47.99"N 08° 9'18.46"W) - Castro Laboreiro - Melgaço - Portugal

0 comentários: