(João Garcia)
Um exemplar de Metrosideros com cerca de 150 anos e existente nos Jardins do Palácio de Cristal foi classificado como "arvoredo de interesse público" pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O despacho foi publicado em Diário da República e vem dar resposta a um pedido da Câmara do Porto relativo a este exemplar isolado que, pelas suas características e monumentalidade, apresenta um "impacto visual significativo", além da longevidade estimada em cerca de 150 anos.
Segundo o documento, a árvore da espécie Metrosideros excelsa Sol. ex Gaertn. apresenta um "bom estado vegetativo e sanitário", "configuração invulgar e exótica, conferida pela forma das várias pernadas desenvolvidas a partir da base do tronco e pelas raízes aéreas pendentes dos ramos mais elevados".
O metrosidero fica protegido com uma zona especial numa área com um raio de 20 metros a contar do centro da sua base, onde estão proibidas quaisquer intervenções que possam destruir ou danificar o exemplar. (daqui)
0 comentários:
Enviar um comentário