Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Rua de Camões vai passar a ter dois sentidos de trânsito

(imagem de Miguel Nogueira)
20-03-2019
A adopção de duplo sentido de circulação na Rua de Camões tem por objectivo aumentar a capacidade de escoamento do trânsito a partir do centro da cidade, criando uma alternativa à Rua de Faria de Guimarães. Entrará em vigor após a realização de uma empreitada de beneficiação nesta artéria e adjacentes, que se inicia na próxima terça-feira, dia 26 de Março.

A obra vai ser dividida em três fases e visa, essencialmente, a implementação de um novo esquema de circulação de trânsito, que contrarie o congestionamento crónico de algumas artérias da zona central do Porto.

Com a introdução do duplo sentido na Rua de Camões, a partir do viaduto de Gonçalo Cristóvão, e também na Rua de Damião de Góis, entre a Rua de São Brás e a Rua de Antero de Quental, o Município pretende induzir a adopção de novos comportamentos junto dos automobilistas.

O eixo da Rua de Camões terá como destino privilegiado a zona Norte/Amial e Poente/Boavista (via Constituição), enquanto que a Rua de Faria Guimarães terá como destino indicado a zona Norte/VCI-Asprela e Nascente/Marquês-Antas.

Prevê-se, com esta mudança, a redução de cerca de 30% no volume de tráfego na Rua de Faria Guimarães, contribuindo-se desta forma para uma maior fluidez neste eixo e, consequentemente, menos congestionamento e menor sinistralidade rodoviária.

Primeira e segunda fase da obra avançam no dia 26

A empreitada de "Beneficiação das Ruas de São Brás, Damião de Góis, Camões e outras" é gerida pela GO Porto - Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto e tem uma duração prevista de 240 dias.

A intervenção incidirá, sobretudo, na realização de acertos pontuais nas zonas de passeio e na substituição integral do pavimento da faixa de rodagem.

A primeira e segunda fase da empreitada, que arrancam no dia 26 de Março, decorrem na 
    • Rua de Damião de Góis, entre as ruas de São Brás e de Antero de Quental; 
    • na Rua de João Pedro Ribeiro, no troço entre a Rua de São Brás e a Travessa da Sra. da Conceição; 
    • na Rua de São Brás, no eixo que vai desde a Rua de Damião de Góis até à Travessa de Antero de Quental; 
    • na Rua de Camões, na parte entre a Rua de João das Regras e a Rua de Gonçalo Cristóvão; 
    • na Rua do Dr. Alfredo Magalhães e Rua de Fonseca Cardoso, entre as Ruas das Musas e de João das Regras.

As obras vão decorrer em período diurno, com excepção da pavimentação nos cruzamentos, que será realizada em período nocturno. A circulação de trânsito manter-se-á activa, procurando minimizar-se o impacto das intervenções com alguns desvios de trânsito assinalados no local.

Após a conclusão da primeira e segunda fase da obra, a empreitada avança para outro troço da Rua de Camões. 

0 comentários: