Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

(Má) Educação

"A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, responsabilizou segunda-feira os professores pelo insucesso escolar e a falta de qualificação dos alunos e criticou o funcionamento dos estabelecimentos de ensino. "No turno da manhã, funcionam as melhores, permitindo ainda que, à tarde, por exemplo, esses alunos tenham actividades de enriquecimento curriculares". "Não são orientados para os casos mais difíceis. Os melhores professores ficam com os melhores alunos e os docentes com pior estatuto na casa levam com as turmas mais difíceis".

DN

1/ A ministra aproveitou o Debate Nacional sobre Educação como tribuna para dar azo ao populismo, numa clara demonstração da sua incapacidade para defender o seu "programa".

2/ A ministra não quer discutir seriamente a actual situação do ensino nacional porque isso seria questionar a acção dos anteriores ministros.

3/ A ministra esquece-se que são os professores que recebem ano após ano alunos com problemas cada vez mais sérios relacionados com a ausência e destruturação das famílias.

4/ A ministra esquece-se do papel de substituos úteis que os professores exercem na escola, na família e na sociedade, colmatando faltas vitais.

5/ Este ataque com as "mãos nas ancas", do populismo mais boçal que se viu, revela que Portugal está enfermo e deixou de ter a noção dos principios e dos valores perenes.

"O Ministério da Educação apresentou propostas de alteração ao Estatuto da Carreira Docente, entre as quais se inclui a possibilidade de os pais ou encarregados de educação individualmente fazerem uma avaliação do trabalho dos professores que dão aulas aos seus filhos."

O pai que não sabe educar o filho fica encarregue de avaliar o professor. O país continua a ser governado por "marcianos" filósofos. Avaliar professores pelas taxas de aprovação só irá produzir maus professores que, em vez de ensinar e se preocuparem com aquilo que os seus alunos efectivamente sabem, irão produzir resultados com medo de verem a sua cabeça "rolar".

Com os alicerces mal preparados (educação descuidada) princípios morais e civilizacionais esquecidos ou simplesmente ignorados, desprezo pelo outrora caro e valioso, arvorando a bandeira de uma falaciosa liberdade, a governação pratica actualmente até à exaustão e neste domínio, uma verdadeira irresponsabilidade. E aos professores depara-se-lhes a ingrata e ciclópica tarefa de recuperar os anos vitais de uma educação ignorada e de impedir que o "cancro" mine mais, suba e irreversivelmente progrida na formação das próximas gerações.

Uma pergunta: como contribuintes podemos avaliar o funcionamento de governantes e políticos? Sim por favor, deixem-nos...

1 comentários:

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»