Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

NÃO-FUMADOR: Dia Mundial


Ao acaso, fui lendo o que se escreve por aí, em relação ao consumo do tabaco, e fico abismado perante a "cegueira" do fumador, quando, provadamente, toda a gente conhece os malefícios a que está sujeito. Vale a pena, neste dia que me é dedicado, consultar meia dúzia de informações sobre este assunto, que continua a ser ignorado, ainda, por muita gente...


"O hábito de fumar (tabagismo) - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores."


"O TABAGISMO, isto é, o consumo excessivo de tabaco, é responsável por uma redução importante do tempo de vida. Num fumador de 10 cigarros por dia essa diminuição pode quantificar-se em 3 anos, para 20 cigarros em 6 anos e até 8 anos para o fumador de 2 maços diários. Além da sua acção sobre a esperança de vida, os seus danos sobre a saúde são inúmeros. O fumo do cigarro contém mais de 10 000 substâncias químicas que se podem agrupar em quatro tipos principais: substâncias irritantes, que perturbam o sistema de lim­peza da árvore respiratória; monóxido de carbono, que se fixa na hemoglobina (proteína contida nos glóbulos vermelhos) e aí toma o lugar do oxigénio; nicotina, que actua ao nível do sistema nervoso central e que é responsável pelo fenómeno de habituação, pela elevação da frequência cardíaca e da tensão arterial (favorecendo o depósito de gordura nas paredes arteriais); alcatrões e agentes cancerígenos (em particular o benzopireno)."

"Fumar é o hábito mais perigoso para a saúde da mulher no Europa. O tabaco é um dos fardos mais pesados para a saúde e bem-estar da mulher em todo o mundo. Actualmente, mata cerca de meio milhão de mulheres por ano, mas espera-se que este número aumente até ao ano 2020. Em alguns países, o cancro do pulmão já ultrapassou o cancro da mama como a principal causa de mortes por cancro entre as mulheres.

São especialmente as mulheres mais novas que fumam mais do que os homens. Desde 1970 que o número de fumadores diminuiu mais entre os homens do que entre as mulheres. O hábito de fumar está a espalhar-se por todo o mundo, especialmente entre as mulheres das classes sociais mais baixas, que deixam de fumar com menor frequência do que as outras mulheres. Encontrar formas para que as raparigas de classes baixas adoptem um estilo de vida sem tabaco é um grande desafio para os profissionais da educação e da saúde.

O cancro do pulmão está a aumentar ainda mais rapidamente entre as mulheres do que entre os homens na União Europeia. As campainhas de alarme estão já a tocar em alguns países onde o cancro de pulmão é actualmente mais comum em mulheres com menos de 45 anos de idade do que em homens da mesma faixa etária."

0 comentários: