Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Vencedores e vencidos (*)

(*) opinião de Jorge O. Bento, in A Bola, na rubrica Um Olhar do Norte


1 O FCP ganhou o Campeonato e os portistas estão em festa. O mesmo é dizer que outros perderam e que a sua tristeza é a medida da alegria que invade a nação azul e branca. E são muitos os perdedores. Fazendo fé na afirmação de que o Benfica congrega seis milhões de portugueses e o Sporting três, para o Porto sobram muito poucos—o que, embora seja um exagero próprio dequemtemmais olhos do que barriga, não deslustra absolutamente nada o clube da Invicta, já que as maiorias não são sinónimos ou detentoras de razão e lucidez. Mas acreditemos nos números e façamos extrapolações a partir deles. Então a azia também é por certo grande lá para as bandas da enorme maioria dos comentadores que se acotovelam nos diversos órgãos mediáticos. Como lhes dói! Gritos de dor e desespero ouvem-se igualmente nalguns comissários em serviço na Liga. Afinal foi tudo em vão. Para se chegar a este resultado melhor seria terem cultivado de maneira mais simulada, contida e recatada a indisfarçada sanha persecutória. A santa aliança fracassou e, por cima, com enorme fragor e estertor, a prenunciar um desfazer da feira do regabofe. Como será o amanhã?
......
3 A região Norte conta vários clubes que descem à Liga de Honra e desta apenas um ascende à I Liga. Ou seja, a representação do futebol nortenho nas principais provas nacionais sofre uma nítida quebra, ao contrário do que sucedia num passado bem recente. Só não vê quem queira ser cego por vontade própria ou por desonestidade intelectual: a crise não se faz sentir de modo igual em todo o País; no Norte ela é evidente em todos os sectores. O futebol é um espelho dessa realidade.

0 comentários: