Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Datas com História: 21 de Fevereiro de 1916

Inicia-se a Batalha de Verdun com uma ofensiva em massa pela margem direita do Mosa que obteve grandes êxitos iniciais. Em 24 de Fevereiro o general Pétain assumiu o comando das forças francesas em Verdun. Pela sua hábil tática, conseguiu conter o avanço alemão em 29 de Fevereiro.

A segunda fase da batalha (6-17 Mar) tomou a forma duma ofensiva alemã pela margem esquerda do rio, acompanhada de violentos ataques na margem direita, a que os franceses opuseram encarniçada resistência.

Junho de 1916
A 3a. fase, de guerra de desgaste, caracterizou-se pela "defesa agressiva" das forças francesas que, em Junho, detiveram o avanço inimigo a 6 quilômetos da cidade. Em 11 de Julho os alemães lançaram o último ataque de envergadura, sendo repelidos.

Julho de 1916
Em 11 de Julho os alemães lançaram o último ataque de envergadura, sendo repelidos. A partir de então registraram-se apenas choques locais, pois os aliados, para aliviar a frente de Verdun, haviam dado começo à Batalha do Somme (1 Jul a 18 Nov), ofensiva franco-britânica que fez com que os alemães recuassem até Peronne.

Outubro a Dezembro de 1916
A 4a. fase da Batalha de Verdun começou em 24 de Outubro. As forças francesas realizaram uma contra-ofensiva que se prolongou até 15 de Dezembro, recuperando grande parte do território conquistado pelo inimigo nas fases anteriores.