Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Fim de semana radical


O Caminho do Rei, em Espanha, contruído nas paredes do Desfiladeiro dos Gaitanes em El Chorro, perto de Álora (Málaga).Trata-se de uma trilha de 3 km com uma largura de pouco mais de 1 metro, a uma altura próxima de 100 metros sobre o rio e com paredes praticamente verticais.

Em 1921, o rei espanhol Afonso XIII assistiu à inauguração da barragem do Conde de Guadalhorce cruzando ele próprio aquele caminho desenvolvido pelos homens que haviam contruído a infraestrutura. Foi a partir de então que se passou a denominar como o Caminho do Rei, nome que se mantém vigente até hoje.

Em 1999 e 2000 acidentes mortais custaram a vida a quatro excursionistas e levaram a Junta de Andaluzia a fechar os acessos ao caminho, demolindo a sua secção inicial. Foi também decretada uma multa de 6.000€ para quem fosse apanhado a transitar pelas vías e pelos túneis usados pelas antigas vagonetas.
Todavia esta medida não conseguiu deter os pedestrianistas e curiosos, que conseguem encontrar a maneira de aceder ao caminho escalando os metros iniciais. O resto é só para corajosos e/ou loucos...