Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

400 eventos animam o Verão no Porto

Longe vão os tempos em que fazer férias na cidade era sinal de aborrecimento. Noites Ritual, D'Bandada e Cinema Fora do Sítio são alguns dos 400 eventos que vão acontecer até setembro na Invicta.

Domingo marca o início do programa “Verão é no Porto”, que promete animar a cidade com 400 eventos culturais, muitos deles gratuitos e ao ar livre. Festa em Família, Cinema Fora do Sítio, Festival Varandas, Porta Jazz ao Relento, D’Bandada, Noites Ritual, Concertos na Avenida, Porto Sunday Sessions, Feira do Livro, Porto em Boa Forma e A Festa é Aqui são algumas das várias iniciativas promovidas pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.
Música, cinema, teatro, dança, artes performativas, exposições, desporto e vários eventos pensados para as famílias são as principais promessas do programa “Verão é no Porto”, anunciou a Câmara em comunicado. As Porto Sunday Sessions, por exemplo, arrancam já este domingo, às 16h00, no Jardim do Passeio Alegre, com a atuação do quarteto Heart Invaders. Segue-se uma ‘batalha’ entre os DJs Pedro Botelho e Luisinho Botelho.
As famílias devem marcar na agenda o dia 26 de Julho, altura em que a “Festa da Família” vai chegar ao Parque da Cidade. Com entrada livre, entre as 10h e as 23h não vai faltar animação, entre voos em balão de ar quente, uma roda gigante, jogos agrícolas inspirados na vida do campo, aulas de yoga, zumba e dança, cinema ao ar livre, quiosques de marionetas, atividades radicais, feira de produtos regionais e um concerto dos Deolinda.
Sob o mote “Porto em Boa Forma”, haverá sempre propostas para sair de casa e fazer exercício em família e ao ar livre, com direito ao acompanhamento de profissionais de educação física. Até 27 de Setembro, todos os sábados e domingos são Dias com Energia, com aulas de yoga, taichi e kuk sool won nos Jardins do Palácio de Cristal, Quinta do Covelo e Parque da Cidade do Porto. Também aos fins de semana e durante os meses de Julho e Setembro, a Praça D. João I continuará a receber o programa Baixa em Forma.
E se as pessoas não vão ao encontro do exercício, vai o exercício ter com as pessoas. Entre 15 de Julho e 31 de Agosto, as praias do Ourigo, Homem do Leme e Molhe recebem um programa de animação desportiva que inclui aulas gratuitas de yoga, combat, hip-hop e zumba.
Agosto marca o regresso de um dos eventos favoritos dos portuenses: o Cinema Fora do Sítio. A partir do dia 2, todos os sábados e domingos às 22h em sessões gratuitas e ao ar livre, os filmes (ainda por anunciar) vão ser exibidos em locais a rua das Flores, jardins do Palácio de Cristal, Passeio Alegre, praças dos Poveiros, Cardosas, D. João I, Liége, Francisco Sá Carneiro e General Humberto Delgado.
Pela mão da Associação Porta-Jazz, regressa também em Agosto, aos Jardins do Palácio de Cristal, o Porta Jazz ao Relento, sempre aos sábados, a partir das 22h00, com entrada gratuita.
De 1 de Agosto a 5 de Setembro, às sextas e sábados, a cultura vai estar à espreita nas varandas do Porto, com mais uma edição do Festival Varandasmomentos de teatro, música tradicional, literatura e poesia no alto de vários edifícios da Baixa do Porto, da rua das Flores aos Clérigos e Cordoaria, passando por Miragaia e Praça das Cardosas. Aos sábados, as propostas são dirigidas essencialmente ao público infantil e às famílias.
Para setembro está prometido o mês de programação “mais intenso”, com a Feira do Livro do Porto a marcar a rentrée logo a partir de dia 5 e até 21 de Setembro. Mantém-se o diferendo com a APEL, pelo que a Câmara vai organizar a sua própria feira nos Jardins do Palácio de Cristal.
Mais tarde do que é habitual, regressam igualmente ao Palácio de Cristal as Noites Ritual, a 19 e 20 de Setembro. A boa notícia é que este ano a entrada livre. A aposta mantém-se na música portuguesa e no lançamento de novos talentos, através dos Rituais Emergentes.
Nos dias 5 e 6 de Setembro, mais dois concertos oferecidos à cidade marcam uma nova edição dos Concertos na Avenida, desta feita realizados em parceria com a Casa da Música. Na sexta-feira, dia 5, sobe ao palco da Avenida dos Aliados a StopEstra!, enquanto no sábado quem atua é a vez da Orquestra Sinfónica da Casa, a partir das 21h30.
NOS D’Bandada (antigo Optimus D’Bandada) promete, para dia 13 de Setembro, “a sua maior edição de sempre”, com ainda mais concertos de rua. Em 2013 já foram mais de 70. Também aqui o programa permanece ainda em segredo.
Até final de Setembro, tempo para mais um ciclo de Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda, no dia 20, e também para uma edição especial do A Festa é Aqui, na rua das Flores e Largo de São Domingos, que assinala o fim da programação oficial do “Verão é no Porto”.  [daqui]

0 comentários: