Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Euronext inaugurou no Porto centro tecnológico de suporte a bolsas europeias

A Euronext saiu de Belfast, na Irlanda, para se instalar no Porto, criando na Avenida da Boavista o seu centro tecnológico que servirá de base à plataforma de gestão bolsista transeuropeia desta importante empresa. Com a criação destes 140 postos de trabalho altamente qualificados, Portugal passa a ser o segundo país europeu em número de colaboradores, depois de França.

Com a presença (...) do CEO da empresa, Stéphane Boujnah, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, Euronext Tecnhology começou a funcionar naquela que o autarca classificou como sendo "uma cidade diferente".

"O Porto não é uma cidade qualquer. A sua génese, história, o carácter que construiu ao longo de séculos, a vocação comercial e burguesa deram origem a uma cidade diferente, arrojada, aberta, liberal".


Numa alusão histórica ao cerco do Porto, do Século XIX, Rui Moreira disse que a cidade tem sido vítima de outros cercos, mas, como sempre, resistirá e está agora em plena expansão.

"O Porto não é uma cidade qualquer e vive hoje a recompensa de ter sabido resistir, também nos tempos mais recentes, aos novos cercos que lhe foram fazendo. Pela crise económica internacional, pela crise financeira nacional, pelas más decisões políticas, pelo centralismo, mal maior do país", disse o autarca, repetindo: "Só que o Porto não é uma cidade qualquer".

Para Rui Moreira, hoje também não foi um dia qualquer. "Hoje inauguramos um projecto de investimento de grande importância internacional, como é o centro de excelência da Euronext Technologies, responsável por um conjunto de actividades de elevado valor acrescentado, representando funções críticas vertebradoras do funcionamento das diversas bolsas geridas pelo grupo".

E lembrou que a Euronext é uma entidade de prestígio que gere exemplarmente operações de bolsa em Paris, Amesterdão, Bruxelas, Lisboa e Londres, que opera a principal rede de bolsas na zona Euro, representando mais de 2.6 triliões euro em capitalização bolsista. "A Euronext não é uma empresa qualquer", concluiu.

CENTRO INSTALADO NA AVENIDA DA BOAVISTA

O grupo de bolsas de valores Euronext escolheu a cidade do Porto para instalar um centro tecnológico, complementar ao que tem em Paris. A nova infraestrutura funciona na Avenida da Boavista, no mesmo edifício onde está instalada a Interbolsa, empresa de liquidação e compensação de ordens que integra a Euronext Lisbon.

O centro, que emprega 140 engenheiros e outros profissionais altamente qualificados, além da gestão e manutenção da infraestrutura tecnológica, tem competências de segurança no domínio das Tecnologias de Informação e trabalha no desenvolvimento de novas soluções e serviços financeiros.

Durante o seu discurso, Rui Moreira lembrou também o processo de instalação da empresa "onde o nosso gabinete de atração de investimento InvestPorto desempenhou o seu papel, foi particularmente interessante e gratificante trabalharmos com o Conselho de Administração, que aqui cumprimento na pessoa do seu CEO, Stéphane Boujnah, bem como com o Supervisory Board, e aqui permitam-me prestar especial homenagem ao meu amigo Manuel Ferreira da Silva, um embaixador da atração de investimento para a cidade", acrescentou.

(...) referindo o papel "de todos os parceiros institucionais envolvidos neste processo, incluindo o IEFP, as Universidades e a AICEP, a quem agradeço, em nome da cidade".

Sobre a nossa Academia, Rui Moreira deixou um sublinhado "pela forma competente como tem sabido elevar o seu patamar de qualidade e prestígio, certamente decisivo para que investimentos como o da Euronext sejam realizados no Porto. Também, a nossa Academia, não é qualquer", concluiu de novo.

"A Euronext não é uma marca qualquer. É a primeira bolsa pan-europeia, com um modelo que une mercados datados do início do século XVII, incorporando as forças individuais e os activos de cada mercado, combinando a tradição e a modernidade. Tal como nossa marca. A marca Porto não é uma marca qualquer. Também nós nos revemos nela como uma simbiose entre uma tradição que nos orgulha e confere autenticidade, e uma contemporaneidade que nos projeta para o futuro e abre novos horizontes. Não fosse o Porto, um porto", prosseguiu, para terminar a intervenção referindo-se, de novo, ao carácter da cidade: "E não fosse o Porto uma cidade diferente, que também por ter a Euronext, não é uma cidade qualquer".

O PORTO COMO MELHOR DESTINO PARA O INVESTIMENTO

Já o CEO da Euronext, considerou o Porto como "chave para o desenvolvimento" da empresa, salientando o ambiente de inovação, tecnologia e desenvolvimento que se vive da cidade e acrescentando que a instalação no Porto é parte integrante da estratégia da empresa. Para Stéphane Boujnah, a competência dos recursos humanos oriundos da Academia do Porto, nomeadamente no domínio das engenharias, foi fundamental, classificando-a como "impressionante". Elogiou (...) a Câmara do Porto por ter sido incansável no processo de instalação, dirigindo-se directamente a Rui Moreira e aos quadros da InvestPorto, por si criada em 2014.

(...) "motivo de orgulho para os portuenses, portugueses e europeus", (...) "O Porto não é apenas o melhor destino europeu, também é um grande destino para o investimento de alto valor acrescentado".

"Quando se discute a geometria e a velocidade variáveis da Europa, sabemos que o Porto e Portugal estarão no pelotão da frente", (...)

0 comentários: