Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Datas com História: 14 de Novembro de 1965

Primeira batalha entre americanos e norte-vietnamitas

Na manhã de 14 de Novembro de 1965, tropas norte-americanas pousaram no vale de Ia Drang, a que os vietnamitas chamavam de "o vale da morte". Elas eram comandadas pelo tenente-coronel Hal Moore, e esta batalha marcou o primeiro confronto entre tropas dos Estados Unidos e do Vietname do Norte. As tropas de Moore – que comandava o 1.º Batalhão da 7.ª Cavalaria – tinham 400 homens. Ao desembarcar em uma área aparentemente vazia, os soldados se viram cercados por 2 mil norte-vietnamitas. Com o apoio da artilharia, da aviação e dos helicópteros do major Crandall, os norte-americanos resistiram por três dias ao incessante ataque dos inimigos, em uma batalha que entraria para a história do exército dos Estados Unidos.
Os soldados desposaram-se numa clareira que designaram de raio X e era uma zona de aterragem de helicópteros traziam munições e víveres e levavam os feridos e mortos. A batalha durou Novembro 14 – 16 até que vietnamitas retiraram. Os EUA perderam 79 soldados com 121 feridos. Os comunistas norte-vietnamitas perderam 634 homens e 1215 feridos. A batalha foi transporta para cinema no filme “Nós éramos soldados” dirigida por Randall Wallace , com Mel Gibson. É baseada no livro, nós éramos soldados uma vez... e jovens pelo tenente coronel Hal Moore e pelo repórter Joseph L. Galloway , que estavam na batalha.

0 comentários: