Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Festa do Livro sem "coisas" como "Eu, Carolina"

"Contra as 'coisas', vivam os livros", lê-se, num cartaz, à entrada da Festa do Livro - Grande Mercado do Saldo, a decorrer no Mercado Ferreira Borges, no Porto. Por "coisas", entende Adelino Soares, da Interlivro, organizadora do evento, livros como o de Carolina Salgado, "que, por razões de princípio, nos recusamos a ter aqui". É uma forma de "repudiar esse estilo", que "não é literatura", mas representa, antes, "uma adulteração da própria arte de escrever".
Nesta segunda edição do certame, "houve a preocupação de seleccionar os livros" para venda. Os "largos milhares" de exemplares, disponibilizados por mais de 50 editoras nacionais, constituem "um leque muito diversificado" de propostas, cujos preços podem apresentar um desconto de 60%, informa o responsável.
O evento inclui uma secção em que os visitantes podem escolher dez exemplares, independentemente dos preços marcados, pela quantia de cinco euros. "Este espaço permite vasculhar um pouco de tudo e levar mais livros para casa", diz Adelino Soares. Disponíveis estão, também, livros - alguns deles, "novidades" - com valores que oscilam entre os 2.50 e os dez euros.
De acordo com o organizador, o número de pessoas a dirigir-se à Festa do Livro "triplicou" em relação ao ano passado. A procura está ligada, em grande parte, à proximidade do Natal, que é "uma época de ofertas". A feira pode ser visitada, entre as 10 e as 23 horas, até sábado. Carina Fonseca
"Nestas iniciativas, as pessoas saem, em média, com cinco livros", refere Adelino Soares, acrescentando que "os níveis de venda de livros, em Portugal, aumentaram muito nos últimos anos", sendo a literatura infanto-juvenil uma das áreas mais procuradas.
O Mercado Ferreira Borges poderia levar "milhares" à Baixa, "se houvesse um cuidado" quanto ao frio e à chuva, diz Adelino Soares.

0 comentários: