Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ponte de Leça da Palmeira fecha no dia 8

A ponte móvel de Leixões vai ser interrompida ao trânsito no próximo dia 8. A travessia rodoviária e pedonal entre as freguesias de Leça da Palmeira e de Matosinhos vai ficar fechada durante cerca de quatro meses para substituição da estrutura por uma mais moderna e ligeira.

O encerramento da ponte móvel teve já várias datas previstas, mas a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) lembra, na última vez, o prazo foi propositadamente relegado para o início do próximo ano, a fim de não coincidir com o crescente aumento de tráfego previsto durante a quadra natalícia.

Para reduzir o incómodo causado junto das populações, a APDL garante que, durante todo o período de encerramento da ponte móvel, vai ser disponibilizado o transporte gratuito de passageiros em autocarro, entre as freguesias de Leça da Palmeira e de Matosinhos, com horários e frequências a divulgar oportunamente.

O encerramento é necessário para se efectuar a substituição da velha ponte móvel por uma nova, com um comprimento de vão de 92 metros, uma estrutura mais ligeira e um moderno sistema hidráulico para poder abrir e fechar com maior rapidez, o que vai melhorar o fluxo de tráfego rodoviário e de peões entre as margens do rio Leça. Em paralelo, decorrem também as obras de alargamento do canal navegável de 59 metros para 77,5 metros, de alargamento do tabuleiro, da cobertura da faixa pedonal e viadutos de acesso.

A nova ponte do Porto de Leixões representa um investimento de 12,9 milhões de euros, e tem um prazo de construção previsto de dez meses, quatro dos quais com interrupção total do trânsito entre Leça e Matosinhos.

A obra insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões que visa melhorar significativamente a capacidade e a competitividade do porto, possibilitando a entrada de navios de maior dimensão, como é o caso da classe Panamax.

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