Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Sim Carolina ó i ó ai (*)

Não há figura mais triste que um cão vadio à chuva.
Num dia cinzento de chuva miudinho o cão vadio caminha lentamente, triste, com a cauda pendente, as orelhas caídas, o pelo assapado deixando antever as carraças e uns olhos de cão triste, escuros, suplicantes, parecendo sonhar com a quentura da lareira que outrora gozaram, afagado o dorso pelas mãos carinhosas do seu dono.
Figura assim tão triste só me lembra a de um Benfiquista, remoendo a vã glória do passado.
Um cão vadio à chuva não se anima por coisa quase nenhuma. Nem um naco de carne suculenta o fará facilmente correr e levantar a cauda. Uma cadela no cio, isso sim, tudo se levanta, a cauda, as orelhas, pelo sacudido, olhos bem abertos e bem despertos.
A Carolina teve o condão de despertar os Benfiquistas, de os animar, de os fazer sacudir o pelo, aspergindo a melancolia que já se impregnava até aos ossos, esquecendo os resultados e os dirigentes detidos e arguidos.
Várias pessoas me pediram para escrever sobre o livro* da Carolina. Quero lá saber da Carolina, sei lá é quem é a Carolina. Conheço-a dos Gato Fedorento, como conheço a Floribela. Mas enfim, lá estou eu a escrever sobre a Carolina. Serei rápido.
Passando por cima do livro - que teria sido substituído com muita vantagem económica por um calendário para oficinas de marcenaria e camiões TIR - e por cima da autora, vou directo ao que interessa e ao que querem ouvir: será Pinto da Costa um modelo de boas práticas futebolísticas?
Não. Com certeza que não. Não meto as mãos no fogo por Pinto da Costa nem por quase** nenhum dirigente desportivo e respectiva fauna relacionada. Isso é para mim uma verdade incontornável, o mundo do futebol - como tantos outros mundos, infelizmente - é uma pocilga onde muitos chafurdam. Isto é-me tão evidente, há quanto tempo, que aqueles que disto discordam me parecem sempre uns puros ingénuos. É só isto - tudo o mais é folclore - e basta.


* Ninguém se atreva a oferecer-me essa espécie de livro pelo Natal!
** Disse "quase nenhum" porque haverá excepções e porque conheço, pessoalmente, um Presidente de um Clube por quem meteria as mãos no fogo.


(*) via Boticário de Província

0 comentários: