Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Centralismo é isto: o estado confunde-se com a cidade capital

Pátio da Galé inaugurado após investimento de 4,3 milhões

Após 11 meses de obras e um investimento de 4,3 milhões de euros, o Pátio da Galé, em Lisboa, reabre hoje com restaurantes, esplanadas, um espaço para exposições e um posto de turismo.

A inauguração do renovado espaço, no Terreiro do Paço, conta com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, e do presidente do Turismo de Lisboa e da autarquia da capital, António Costa (PS) e precede a abertura ao público, agendada para terça-feira.

O local, requalificado com a manutenção da traça arquitectónica original, vai acolher também as sedes do Turismo de Lisboa, do Canal Lisboa e da ModaLisboa.

O espaço fica entre o edifício do Ministério da Agricultura e a sede do Turismo de LisboaO primeiro-ministro congratulou-se com “o passo de enorme” significado que a inauguração do Patéo da Galé permitiu dar na requalificação do Terreiro do Paço, considerando que agora esse objectivo “já não volta para trás”.
“Falta ainda muito por fazer? Falta. Mas, este passo foi muito importante”, afirmou o primeiro-ministro, José Sócrates, na inauguração do Patéo da Galé, um espaço com dois restaurantes, uma gelataria, esplanadas e lojas, localizado no Terreiro do Paço.

Sublinhando “o passo de enorme significado” agora dado para a requalificação de uma das mais importantes praças da cidade de Lisboa, José Sócrates agradeceu ao presidente da autarquia, António Costa, a oportunidade de se juntar à celebração do momento.

“Senhor presidente quero agradecer-lhe mais uma vez a oportunidade que me deu para estar aqui, não a anunciar fosse o que fosse, mas a celebrar o momento em que damos um passo e em que isto já não volta para trás”, disse, considerando que o Terreiro do Paço irá encher os portugueses de orgulho.

“Um Terreiro do Paço com funções de soberania, como deve ter, mas também com vida, com utilização”, acrescentou.

Na sua curta intervenção, o primeiro-ministro lembrou ainda “a primeira decisão corajosa” para a requalificação do Terreiro do Paço tomada pelo antigo presidente da Câmara João Soares: a retirada dos carros da praça.

“A partir daqui fica demonstrado que é possível ter um outro Terreiro do Paço, a partir daqui isto já não volta para trás”, insistiu, congratulando-se também pelo início do “segundo movimento” que agora teve início e que irá corresponder à construção de um hotel das Pousadas de Portugal nas antigas instalações do ministério da Administração Interna.

Segundo informação da câmara, entre as principais intervenções estiveram a remodelação do antigo restaurante do Terreiro do Paço e do Lisboa Welcome Center (sede da associação turística há dez anos) e a reconversão da antiga estação dos CTT.

A estes espaços, as obras - financiadas em 75 por cento pelo Turismo de Lisboa e em 25 por cento pelo Turismo de Portugal - permitem acrescentar outro restaurante, uma geladaria e uma loja.


O projecto de restauro esteve a cargo do arquitecto Tiago Silva Dias, que afirma ter sentido o peso por intervir num «monumento nacional, uma obra emblemática numa praça com valor icónico».
O Pátio da Galé é um espaço interior com entrada directa pelo Terreiro do Paço com cerca de 1500 metros quadrados e antes da intervenção esteve transformado em parque de estacionamento.

Diário Digital / Lusa 

Pergunta o cidadão contribuinte: mas por que trampa de motivo esteve lá o escroque primeiro ministro? 
Pergunta o cidadão contribuinte: e o governo, com quanto entrou para a obra, (disfarçadamente claro)?

0 comentários: