Via JN, Artigo de Pedro Araújo e fotografia de Leonardo Negrão
A confiança dos portugueses no seu Governo é a menor num conjunto de 24 países de todo o Mundo. Se há um ano 27% dos portugueses confiavam no seu Governo, agora apenas 9% responde positivamente. Esta é apenas uma das conclusões contidas no Barómetro de Confiança Edelman 2011, um estudo internacional que acaba de ser apresentado esta manhã, em Lisboa.
...
O Edelman Trust Barometer é um estudo que avalia o nível de confiança nas empresas, Governo, ONG e media junto de uma população que, simultaneamente, aufere um rendimento elevado, vê regularmente notícias na comunicação social e detém pelo menos uma licenciatura.
As conclusões a nível internacional foram apresentadas recentemente no Fórum de Davos, mas só hoje está a ser revelado o resultado do inquérito realizado em Portugal junto de uma amostra com aquele perfil e com idades compreendidas entre os 25 e 64 anos.
Segundo Carlos Brito, professor da EGP-University of Porto Business School, instituição parceira no Barómetro de Confiança Edelman, destaca-se neste inquérito não só a baixa confiança dos portugueses no seu Governo (9%) como também o facto de estarmos na cauda, logo a seguir à Irlanda (20%), país igualmente afectado pela crise económica e que até está a ser alvo de uma intervenção do FMI e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.
Na frente estão os Executivos da China e dos Emirados Árabes Unidos, ambos com um grau de confiança de 88% por parte dos seus cidadãos. A Espanha, país que está a implementar duras medidas de austeridade, apresenta um grau de confiança de 43% nos seus governantes.
0 comentários:
Enviar um comentário