Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um pulha é sempre um pulha

 
vídeo retirado do excelente Porto do Crime
Sócrates adia regionalização por falta de condições para referendo

A moção de estratégia que José Sócrates leva ao congresso adia a regionalização, uma das principais "bandeiras" do PS nos últimos anos, sublinhando que não estão reunidas condições para a realização de um referendo nesta legislatura.
“O facto é que, neste momento, as circunstâncias económicas e políticas - em boa parte dada a recusa do PSD em avançar efectivamente para a regionalização - não favorecem, de todo, este movimento. Ignorá-lo seria um sinal de falta de lucidez, que poderia conduzir à definitiva derrota da ideia da regionalização”, lê-se na moção de estratégia que o secretário-geral do PS, José Sócrates, levará ao congresso do partido. 

Por isso, é ainda referido, deve-se “reconhecer que não estão reunidas as condições para a realização do referendo sobre a regionalização nesta legislatura”. 


Apesar deste adiamento, Sócrates reafirma a “defesa da ideia da regionalização” e a exigência de um referendo nacional. 


Porém, para a realização da consulta popular, exige-se que estejam reunidas as “condições políticas favoráveis a um resultado positivo”, ou seja, é necessário construir um bloco maioritário que sustente nas urnas essa opção e, posteriormente, escolher a 
“oportunidade adequada” para desencadear um novo processo referendário.


in Público


Relembremos o que diz a Constituição da República e QUE NÃO ESTÁ A SER CUMPRIDO:


Artigo 6.º, ponto 1:


O Estado é unitário e respeita na sua organização e funcionamento o regime autonómico insular e os princípios da subsidiariedade, da autonomia das autarquias locais e da descentralização democrática da administração pública.” 




O QUE É FEITO DA DESCENTRALIZAÇÃO DEMOCRÁTICA?


Artigo 9º, alínea g:

O Estado  deve cumprir e promover o desenvolvimento harmonioso de todo o território nacional (…) 



DESVIANDO FUNDOS DAS REGIÕES PARA LISBOA?

0 comentários: