Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Nas derrotas: fair-play lampião

É habitual, no fim de cada campeonato, dar-se os parabéns ao vencedor.
É habitual, no fim da cada campeonato, que a imprensa escrita dê relevo ao campeão, entrevistando os vencedores.

Em Portugal não.
Apenas uma excepção: quando a vitória cai para o lado lisboeta, para um dos clubes da 2ª circular, é só loas, foguetes e honras ao vencedor. Mas, felizmente para pessoas como eu, do FCPorto, vencedor 8 (OITO) !!! vezes nos últimos 10 anos, a pasquinada sulista entretem-se a lember feridas e a estrebuchar a sua raiva pelos desaires consecutivos. A culpa é sempre de outros factores, menos pela incompetência própria, menos pela infelicidade e pouca sorte, menos pela competência do vencedor.
Então a derrota neste último campeonato custou muito aos "boifiquistas".  Nos dois terços iniciais da época futebolística convenceram-se do sucesso garantido. As coisas corriam bem, o futebol praticado até era engraçado e quando o não era, os árbitro ajudavam. No problem. Porém a certa altura começaram a "meter os pés para dentro". A vantagem chegou a ser de 5 pontos, muito incrementada pelo Sr. Bruno Paixão que, apesar do mau jogo dos Dragões,  fabricou em Barcelos a única derrota do FCPorto. Cinco pontos, está ganho, pensaram. E as faixas foram encomendadas, o Marquês do Pombal reservado. Azar. Caíram em 3 jornadas seguidas e perderam a embalagem, a liderança. O FCPorto, uniu forças, puxou pelos pergaminhos e não mais perdeu. Foi, naturalmente Campeão. Bi-campeão.
No clube rival na luta pelo título, nas redacções dos pasquins ("bolha" e "rascord"), foi a mágoa e o desespero total: o campeonato mais fácil de ganhar da última década foi perdido para o "motorista de autocarros dos STCP".
Não aguentaram e desataram a carpir mágoas nas páginas da "bolha": perderam porque foram roubados pelos árbitros, os mesmos que lhes tinham sido tão favoráveis nas primeiras 20 de 30 jornadas...
Nos últimos dias são várias entrevistas aos derrotados, sempre com a única tónica sobre o suposto roubo dos árbitros.
Por mim, bem que podem continuar a pensar sempre assim. Por mim, bem que podem manter o melhor aliado do FCPorto na presidência do seu clube.  Por mim, bem podem as redacções dos pasqunis a destilar a bilis desta forma. Só nos fazem cada vez mais fortes.
Agora, lá fair-play, lá isso não têm!

0 comentários: