«Sempre julguei que "desprezável" seria aquilo de que podíamos abdicar. Ex: "Há algumas impurezas, mas «desprezáveis» para o resultado final."; ou o contrário: "Não são «desprezáveis» as impurezas que, ao longo da experiência, foram descobertas."
Quanto à palavra "desprezível", sempre a conectei à vileza, torpeza, maldade. Ex: "É um ser desprezível"; "Como pessoa, acho-o simplesmente desprezível".
No entanto, tenho lido em alguns(poucos) textos a palavra "desprezível" utilizada em situações em que eu poria a palavra "desprezável". Dou como exemplo um texto que acabei de ler na internet: "quando um livro é sugerido por ti no DN claro que as probabilidades de ele vender mais exemplares não são desprezíveis". Não deveria ser "não são desprezáveis"?»
Questão enviada por correio electrónico
Desprezível e desprezável são dois adjectivos sinónimos, no entanto há pequenas variações de sentido entre eles.
Desprezável significa algo que se pode desprezar.
Desprezível singnifica algo que é abjecto, vil, miserável, que merece o desprezo.
Assim, um objecto, por exemplo, pode ser desprezável, mas não desprezível. Os exemplos apresentados pelo consulente estão ambos correctos:
«Há algumas impurezas, mas são desprezáveis para o resultado final.»
«Não são desprezáveis as impurezas que, ao longo da experiência, foram descobertas.»
Tendo em conta os significados dos dois termos, concordo com o consulente e também optaria pelo adjectivo desprezáveis na frase:
"quando um livro é sugerido por ti no DN claro que as probabilidades de ele vender mais exemplares não são
desprezáveis"
0 comentários:
Enviar um comentário