Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ser original (*)

Ah!, meu caro amigo, você não calcula como a originalidade me preocupa. É uma necessidade moral e física de ver outro eu. Eu queria falar como ninguém fala, com palavras que ninguém mais empregasse; vestir-me de outra maneira, viver numa casa como nunca existisse.

Ser original é obsessão de muita gente a começar pelos artistas, a julgar por esta citação de Guilherme de Santa-Rita com quase cem anos... A originalidade foi, de resto, um dos chavões do Modernismo e percebe-se porquê numa época desgastada até aos limites por séculos de receitas académicas. Ser original não é, porém, importante e na realidade os artistas desde sempre se copiaram uns aos outros. Mesmo os modernistas...

Witkin copiou Man Ray que copiou Renoir que por sua vez copiou Ingres que deve também ter copiado alguém... A História está cheia de exemplos destes e é até um jogo interessante procurar "citações" mais ou menos evidentes ou mesmo escondidas. Alguns artistas adoram este jogo e chegam mesmo a viver dele...

(*) - copy+paste do OBVIOUS mas sem 'dolo eventual'

0 comentários: