Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Avança preservação da Via Romana

A Câmara de Terras de Bouro continua com a política de requalificação de espaços públicos motivada, quer pela conservação do património arquitectónico e cultural, quer pelo aproveitamento turístico que ele potencia. É com esse objectivo que continua "a apostar na melhoria da Via Romana, vulgo Geira, classificada de Património Nacional", avançando, recentemente, com a requalificação do recinto da capela de S. Sebastião da Geira, em Chorense, local que é atravessado pela Via Romana, tornando- -se um dos locais emblemáticos daquela freguesia e um dos pontos mais procurados para iniciar percursos pela décima oitava Via do Itinerário de Antonino.
O investimento daquela obra ultrapassa os cinquenta mil euros e é o primeiro de outras intervenções que já estão em curso ao longo do traçado da Via Romana, com destaque para as obras do recinto público em Santa Cruz, na freguesia de Souto, e em Padrós, na freguesia de Chamoim, considerado um local estratégico para um melhor conhecimento da Via Romana, pelo facto de ser visível aos automobilistas que transitam na estrada nacional entre Terras de Bouro e Covide.
(JN)

0 comentários: