A humilhação de países é uma coisa corriqueira. A Inglaterra humilhou a Argentina, o Japão humilhou a Coreia, a China humilhou o Tibete, o Vietnan humilhou a América, a América humilhou um porradão de países, e até nós, humilhamos a Rússia quando lhes ganhamos 7-0...
Normalmente, países humilham países, mas no caso do Cazaquistão foi o humorista Borat que os humilhou. Bastou um tipo esperto armado em idiota e com um divino sentido de humor para arrastar um país na lama e alvo de gozo de todo o mundo. Por acaso, tudo começou em Lisboa.
O mais recente filme onde entra o Borat chama-se «Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan» (Os Ensinamentos Culturais da América para o Benefício da Nação Gloriosa do Casaquistão, em tradução livre do inglês) e nem sequer é preciso traduzir para provocar um sorriso no leitor, transformou-se num hit nos EUA, e apesar de ser um filme proibido em montres de países, reudeu, em apenas um fim-de-semana e em 837 salas, que serão aumentadas para 2500 durante a próxima semana, 26,4 milhões de dólares. No Reino Unido e na Alemanha, a película já alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vistos.
A comédia relata a travessia do repórter casaque através dos Estados Unidos numa carrinha de gelados. Ele odeia judeus e não perde uma chance de ser politicamente incorrecto.
Sem ser Cazaque, (Sacha Baron Cohen é britânico) Borat transformou-se na pessoa mais conhecida do Cazaquistão. O actor Sasha Baron Cohen saltou para a ribalta com a personagen Ali G, uma sátira deliciosamente cruel aos amantes do hip-hop, com o qual apresentava o programa televisivo «Da Ali G Show».
E porque é que eu falo do Cazaquistão? Porque o jogo da Selecção Nacional de Futebol frente ao Cazaquistão terá lugar na quarta-feira, dia 15 de Novembro, no Estádio Cidade de Coimbra, às 21h00.
O Cazaquistão tem mais de 27 vezes o tamanho de Portugal mas menos do dobro da população da nação lusitana (a nação lusitana somos nós). O Cazaquistão fica localizado em "casa dos Caraças mais Velho" também conhecido por Terra do Nunca e é a terra onde são feitos os Cazacos!
A child stands on a fence in the village of Moroeni, 140 km (87 miles) north of Bucharest, November 8, 2006. Moroeni villagers starred in the opening scenes of the acclaimed comedy "Borat", which is about a fictional Kazakh television reporter who paints a satirical picture of his countrymen as a nation of horse-urine drinking misogynists while traveling across the U.S.A.
0 comentários:
Enviar um comentário