Desobedecendo a uma ordem directa de Hitler que ordenava “resistir até ao fim”, Rommel manda retirar o que resta do Afrika Korps de volta à Líbia.
O Afrika Korps.
Em Setembro de 1940, após a tomada da França pelas forças alemãs, as tropas italianas destacadas na Líbia sob o comando do Marechal Graziani atacaram o Egipto, então colónia da Grã-Bretanha, com vistas a dominar o canal de Suez e depois atingir as reservas petrolíferas do Iraque, também sob domínio inglês. Os efectivos ingleses destacados no norte da África e que compunham o então designado XIII Corpo de Exército, após alguns reveses iniciais realizaram uma espectacular contra-ofensiva contra as forças italianas que, apesar de sua superioridade numérica foram empurradas por 1200 km de volta à Líbia. Esta derrota custou aos italianos a destruição de 10 divisões, a perda de 130.000 homens feitos prisioneiros, além de 390 tanques e 845 canhões.
Como a situação que surgia na África era crítica para as forças do Eixo, Adolfo Hitler e o Alto Comando Alemão decidiram enviar reforços a fim de não permitir a completa desagregação das forças italianas. Cria-se dessa forma em Janeiro de 1941 o Afrika Korps (Corpo Expedicionário Alemão na África), cujo comando foi passado ao então Tenente-General Erwin Rommel, que posteriormente se tornaria uma figura legendária sob a alcunha de "A Raposa do Deserto". Foram enviadas à Africa duas divisões alemãs em auxílio dos Italianos, a 5a. Divisão Ligeira e a 15a. Divisão Panzer. Os Alemães, sob o hábil comando de Rommel conseguiram reverter a iminente derrota italiana e empreenderam uma ofensiva esmagadora contra as forças britânicas, empurrando-as de volta à fronteira egípcia. Após uma sucessão de batalhas memoráveis como Sollum e Tobruk os alemães e italianos são detidos novamente por falta de combustível e provisões na linha de El-Alamein, uma vez que o Mediterrâneo encontrava-se sob domínio inglês. Finalmente, Outubro de 1942, os Britânicos contra-atacaram em El-Alamein, sob o comando do General Montgomery.
Rechaçadas pelas forças britânicas, as tropas ítalo-alemãs executaram um grande recuo de volta à Líbia, mas alguns meses depois foram cercadas pelo oeste por forças norte-americanas que haviam desembarcado no Marrocos através da Operação Tocha. Pelo leste o 8o. Exército Britânico avançava do Egipto, fechando o cerco. Finalmente, sem a guia de seu audacioso comandante, pois Rommel havia se hospitalizado na Alemanha, o "Afrika Korps" e o restante das forças italianas na África do Norte, totalizando mais de 250 mil homens, se rendem aos aliados em Maio de 1943 por falta de suprimentos e de apoio aéreo, dando fim à guerra na África.
Wikipedia
0 comentários:
Enviar um comentário