Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

FCPorto, Basquetebol SAD

Entrevista no JN de Ricardo Amorim a Fernando Assunção:
"Dão uma bofetada levam duas"


"Chegou a altura de passar do silêncio às palavras". É este o mote dado por Fernando Assunção, director do basquetebol do FC Porto, em reacção às declarações de Mário Saldanha, presidente da Federação, que classificou como falta de profissionalismo e de "fair play", a atitude da equipa portista, ao ausentar-se na entrega de prémios da Supertaça. Cáustico e directo, Fernando Assunção, em declarações a O JOGO escarafunchou a ferida aberta entre Liga e Federação.

Como reage às declarações de Mário Saldanha?
À falta de respeito e fair play de que o senhor presidente da FPB fala, compete-me dizer que o FC Porto cumpriu com aquilo que tinha de cumprir. Dentro de campo tudo fez para vencer e fora dele teve a atitude normal. Basta ver as entregas de prémios, por exemplo no futebol, para reparar que os clubes vencidos não ficam a olhar para os outros, quando outros fazem a festa. Para além disso, não estávamos com vontade de participar no show off que o senhor presidente da FPB pretendia. Quanto ao facto de ser um jogador da nossa equipa a vencer o troféu de MVP, devo dizer que só nas provas da federação é que se entrega a distinção aos jogadores das equipas que perdem. Ele tem que se convencer que no FC Porto não há "yes men". Nós fazemos o nosso trabalho, somos coerentes e ainda temos o ónus de sermos o clube que mais tem trabalhado para o basquetebol e jogador português.

Então refuta as acusações?
Nós gostamos de receber lições de pessoas que nos merecem respeito e este não é o caso.
Por isso gostaria de perceber se o senhor presidente entende como respeito, o facto de ser um dos mentores ao boicote da Liga. Onde está o respeito e fair play, quando ameaça as equipas da Proliga que querem vir para a Liga? Onde está o respeito e fair play, na tentativa, com o Benfica, de aliciamento junto a clubes da Liga para irem para a Proliga? Com tudo isto o senhor presidente da federação não tem o direito de apontar o dedo a ninguém. Aqui no FC Porto não se utiliza a bofetada de luva branca. Dão-nos uma bofetada, respondemos com duas.


"Competições profissionais são penalizadas por terem de cumprir"
Para além das críticas ao presidente da federação, Fernando Assunção apontou o dedo à inércia do sistema, bem como desdramatizou a ausência do Benfica da competição profissional.
"Estando nós numa democracia, ainda há pessoas que têm o poder de decisão e permitem que se continue na mentira, ou seja, os campeonatos profissionais que estão dentro da legalidade em vez de serem ajudados, são penalizados, porque o facto de termos de cumprir com as obrigações em termos de fiscalidade, segurança social, seguros, vistos de trabalho, inibe-nos de estar em pé de igualdade com outras competições que a coberto do amadorismo encapotado estejam à sombra da ilegalidade. Por exemplo, essas equipas usufruem da vantagem de terem subsídios para se deslocarem aos arquipélagos, ainda para mais com o nosso dinheiro, isto é, o dinheiro de todos os contribuintes."

"Colocaram jogadores de selecção na 2ª divisão"
Não teme que a saída do Benfica seja uma ferida que a Liga não consiga curar?
Está a fazer-se um esforço muito grande no sentido de criar uma Liga forte e que desportivamente seja um êxito. Fala-se muito da ausência do Benfica, um fantasma que terá de deixar de existir, pois é pena que os responsáveis venham permanentemente utilizar o argumento da falência da Liga sem olhar para o próprio umbigo, pretendendo com isso justificar os seus insucessos, onde gastaram muito dinheiro e não ganharam nada. É bom que essas pessoas façam um exame de consciência e procurem deixar os outros em paz, já que a única coisa que fizeram foi colocar jogadores de selecção a jogar na 2ª divisão. Recentemente li um artigo onde uma pessoa com responsabilidades nesse clube dizia que esta Liga era uma mentira. É pena que não se lembre que foi na Liga que foi sobrevivendo no basquetebol.

CNB1 e centros de Alto Rendimento
"A federação alterou regulamentos e disputa de campeonatos, sem consultar os clubes, como é o caso da CNB1, onde a nossa equipa se ficar em primeiro fica impedida de lutar pelo campeonato. Gostaria ainda de perceber a relação custo/resultados dos centros de alto rendimento, que só servem para algumas pessoas viverem deles. Os resultados desportivos são zero, logo não seria muito mais inteligente canalizar esse dinheiro para os clubes que realmente fazem formação, como é o caso do Vasco da Gama, Salesianos, Académico, Algés ou Atlético ."

FC Porto só na Liga de Clubes
"O senhor presidente da federação pode andar por onde quiser, mas o posicionamento do FC Porto será sempre de defender a separação das competições profissionais, até porque sabemos que participar em organizações da federação é andar 20 ou 30 anos para trás. E nós queremos andar para a frente."

AS DECLARAÇÕES DA POLÉMICA
Mário Saldanha
"Falta de respeito e de fair play"
No final do jogo e depois de terem sido entregues as medalhas ao FC Porto, os dragões recolheram aos balneários, ainda antes de serem atribuídas as medalhas à Ovarense bem como a taça. Um momento que não passou despercebido às pessoas que se encontravam no pavilhão, sendo a voz de Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, a mais crítica de todas: "É incompreensível a atitude do FC Porto, denota uma falta de fair play e profissionalismo inqualificável. Foi uma falta de respeito para com todos e até para entregar o prémio MVP tivemos que ir ao balneário chamar o jogador do FC Porto ", comentou o dirigente federativo.